Newsletter
Pesquisa
Nota da direção editorial:
O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.
Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.
A série exclusiva do Empower Brands Channel em parceria
com a Sociedade Ponto Verde para assinalar 25 anos de uma comunicação inovadora.
É uma série que se assume cem por cento portuguesa no título e na
informação gráfica e que nasce de uma parceria entre o Empower Brands channel e
a Sociedade Ponto Verde que, no âmbito das comemorações dos 25 anos de trabalho
desta organização, recupera um passado histórico na comunicação da reciclagem
em Portugal. Dividida em quatro episódios que percorrem as principais barreiras
que foram preciso vencer, ao longo do tempo, na sensibilização e mudança de
hábitos da sociedade portuguesa na forma como separava e tratava os resíduos
domésticos.
É uma viagem no tempo, com uma visão sempre de futuro, que nos leva
ao reencontro com diversas personalidades e profissionais que estiveram
envolvidos na construção destas campanhas, que hoje recordam com muito orgulho
e satisfação. Histórias que fizeram mudar Portugal e que nos vão levar ao
universo do inesquecível chimpanzé Gervásio, bem como, à espontaneidade e
ingenuidade das crianças, que durante vários anos pediram aos portugueses que
pensassem no futuro delas cada vez que faziam a reciclagem.
São muitos filmes e
imagens que nos fazem revisitar um caminho de inovação que a Sociedade Ponto
Verde percorreu com uma estratégia de comunicação que se diferencia até aos
dias de hoje.
Com a estreia do primeiro episódio marcada para hoje, dia 6 de abril,
“Campanhas que mudaram Portugal” é uma série exclusiva do Empower Brands
Channel com uma regularidade mensal, com os outros três episódios a ser disponibilizados
no final de abril, maio e junho de 2021.
Gervásio como tudo começou
É na Cova da Piedade, numa oficina de marionetas que reencontramos o
ator José Neto. Duas décadas depois de ter contracenado com o Chimpanzé,
batizado de Gervásio, diz-nos que ainda o reconhecem desse anúncio, apesar da
barba branca. Neste episódio de estreia, conta-nos como foi estar em cena com o
Gervásio, cujo olhar “humano” nunca mais esqueceu.
Se na altura existisse Facebook, Pedro Bexiga e Marcelo Lourenço não têm
dúvidas que a campanha se tinha tornado viral. Os diretores criativos da Lowe
Lintas, na época, recordam como nasceu a ideia, numa visita ao jardim Zoológico
de Lisboa, onde habitam alguns dos chimpanzés que, qui ça, terão inspirado a
história do Gervásio. Foi uma campanha que teve várias vagas durante pelo menos
três anos.
O Gervásio ficou famoso, mas não era uma estrela portuguesa. O
filme, como recorda Alberto Rodrigues, produtor executivo da Ministério dos
Filmes, foi todo rodado em Barcelona e houve muitas peripécias pelo meio que
ainda fazem parte das suas recordações, como o nascimento da filha de 21 anos,
que chegou ao mundo precisamente na data das filmagens. Uma teia de histórias
que nos envolvem e nos comovem, naquele que foi o arranque de uma campanha de
publicidade inovadora e que despertou Portugal para o tema da reciclagem.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.