Newsletter
Pesquisa
As campanhas do Turismo de Portugal, centradas na gastronomia e na cultura como pilares da autenticidade e diversidade nacionais, continuam a conquistar reconhecimento além-fronteiras. Nas últimas semanas, os filmes “Portugal’s Unwritten Recipe” e “Portugal is Art” arrecadaram vários prémios em concursos internacionais de prestígio.
No “Cannes Corporate Media & TV Awards 2025”, em França, uma das competições mais reconhecidas no universo do cinema corporativo e audiovisual, a campanha “Portugal’s Unwritten Recipe” foi distinguida com o Golfinho de Ouro, enquanto “Portugal is Art” recebeu o Certificado de Finalista.
Já em Espanha, no “Terres Travel Festival – Films & Creativity 2025”, o mesmo filme conquistou o 1.º lugar na categoria de “Produtos de Turismo/Experiências Gastronómicas e Enoturismo”, reforçando o destaque da gastronomia portuguesa no panorama internacional.
Em território nacional, o “ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo”, que decorreu no Fundão, atribuiu à campanha “Portugal’s Unwritten Recipe” o Grande Prémio Internacional e o Grande Prémio Nacional, consolidando-a como uma das produções de turismo mais premiadas do circuito CIFFT – Comité Internacional de Festivais de Cinema de Turismo.
De recordar que a campanha “Portugal’s Unwritten Recipe” celebra a gastronomia portuguesa “como um verdadeiro pilar cultural”, conduzindo o público “numa viagem pelos cinco sentidos” e mostrando como a culinária nacional reflete “a diversidade do território, a criatividade das suas gentes e o talento dos chefs”, segundo o comunicado de imprensa enviado às redações.
O projeto faz parte de um plano de internacionalização da gastronomia portuguesa, tendo sido divulgado em múltiplos canais digitais – como Facebook, Instagram, YouTube, Online Vídeo e Connected TV – para reforçar a presença de Portugal como destino de experiências únicas. A mesma campanha já tinha sido premiada anteriormente nos Prémios do Clube de Criativos de Portugal (CCP) 2025, nos New York Festivals TV & Film Awards 2025 (prata) e nos US International Awards 2025, na categoria “Tourism: Tourism Product”.
Já a campanha “Portugal is Art” coloca em evidência “a riqueza cultural e artística do país”, sublinhando “a criatividade e inovação presentes nos projetos portugueses” e posicionando Portugal como “um destino inspirador, capaz de oferecer experiências culturais diferenciadoras”, de acordo com a mesma nota de imprensa.
Em declarações incluídas no comunicado enviado às redações, Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, afirma que “é com enorme orgulho que recebemos estas distinções internacionais”. “O reconhecimento em Cannes, no Terres Travel Festival e no ART&TUR legitima a estratégia do Turismo de Portugal em promover a gastronomia e a cultura nacionais como elementos centrais da experiência turística”, acrescentou.
Segundo o responsável, o organismo continuará a “criar conteúdos que inspirem o mundo a descobrir Portugal e as suas tradições únicas”.
Estas distinções reforçam o posicionamento de Portugal como destino de excelência, inovador e culturalmente rico, reconhecido internacionalmente pela qualidade e criatividade das suas campanhas de promoção turística.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.