Newsletter
Pesquisa
Um anúncio da companhia aérea Scandinavian Airlines (SAS) está a causar polémica nos países nórdicos e torna-se alvo de críticas por parte da extrema-direita.
Apesar da sua boa intenção, a campanha não foi bem recebida pelos partidos anti-imigração da região, que encheram as redes sociais da marca com críticas negativas. Os grupos acusam do filme ser “desrespeitoso” em relação à cultura escandinava.
A pressão foi de tal ordem que a SAS acabou retirar o anúncio, lançando-o novamente numa versão mais reduzida, dizendo que a quantidade de reações à campanha nas redes sociais indica que a campanha foi “alvo de um ataque”.
Ainda assim, numa declaração oficial sobre a situação, a companhia áerea reafirma estar orgulhosa com o filme: “As experiências que nós trazemos das nossas viagens inspiram-nos como indivíduos, mas também a nossa sociedade. (…). “É uma pena que o filme seja mal compreendido, que alguns tenham escolhido interpretar e usar a mensagem para os seus próprios fins”.
Quem também está a sofrer ataques é a agência dinamarqueca &Co, responsável pela criatividade da peça. De acordo com o The Guardian, uma rua no centro da cidade de Copenhaga foi fechada momentaneamente depois de a empresa ter recebido uma ameaça de bomba por e-mail.
Artigos Relacionados
A carregar...
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.