ghost image socials
Emissão Online
Caminhos de futuro para um Portugal competitivo
2 de Maio de 2021
Image
Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Caminhos de futuro para um Portugal competitivo

Nota da direção editorial:

O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.

Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.


O momento apela à resiliência de um país que tem de encontrar na cooperação, reindustrialização e internacionalização das empresas portuguesas um possível caminho para atingir uma economia cada vez mais competitiva.


A pandemia veio colocar em “stand by” algumas das estratégias que vinham a ser desenvolvidas por diferentes entidades ao longo dos últimos anos, mas a verdade é que a Covid-19 trouxe consigo uma nova visão sobre quais os possíveis caminhos a seguir para reforçar a competitividade nacional.


Nesta emissão especial do Imagens de Marca fazemos uma viagem a um Portugal inovador e industrial, onde há empresas e iniciativas assentes na promoção da inovação e na criação de valor acrescentado.


Começamos por entrar na rota da competitividade nacional que nos guia até aos clusters e à sua importância para colocar no mapa a economia e as empresas portuguesas.


Nesta reportagem entramos nas dinâmicas de clusterização e estratégias de eficiência coletiva pela visão de dois clusters em grande desenvolvimento, como é o caso do AED cluster e do Portuguese Agrofood Cluster e vamos ainda conhecer qual a estratégia do Ministério da Economia e da Transição Digital para ajudar a desenvolver a cooperação entre empresas.


Nesta viagem ao lado empresarial de Portugal seguimos em direção à reindustrialização. O jornalista Francisco Branco traz-nos os exemplos da Navigator e da SOCEM Moldes que estão a apostar em modelos de produção mais sustentáveis, baixos em carbono, digitalizados e que acima de tudo são capazes de concorrer nos mercados com base no valor acrescentado e na qualidade da sua oferta.


Um tema que nos leva a levantar “voo” e a olhar para a temática da internacionalização. A pandemia trouxe novas aprendizagens sendo uma delas a necessidade das empresas portuguesas se voltarem para os mercados externos e de reforçarem a autonomia estratégica da Europa, reduzindo a dependência das cadeias de fornecimento dos mercados asiáticos.


A jornalista Maria José Martins faz um roteiro pelos caminhos que se podem trilhar para colocar as empresas portuguesas nas cadeias de valor globais e numa resposta a uma procura pela produção dentro de “casa” ou nos mercados de proximidade, com os exemplos do Clube de Fornecedores da Bosch Car Multimedia e da Endutex. Faça “check-in” nesta emissão e viaje connosco por um Portugal que se quer cada vez mais competitivo.



Artigos Relacionados

Emissão Online
9 de Maio de 2021
Emissões
Emissão Online
25 de Abril de 2021
Emissões

fechar

Image

Subscreva a nossa newsletter e receba os temas e as notícias que são realmente importantes para si

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.

Image

Subscreva a nossa newsletter e receba os temas e as notícias que são realmente importantes para si

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.

fechar

X

Faça parte da nossa comunidade!

A comunicação positiva e o jornalismo inspirador nunca foram tão relevantes para a gestão da sua empresa. Apoie a produção dos nossos conteúdos e dos nossos projetos fazendo parte de uma comunidade que promove o conhecimento, o valor das marcas e a economia sustentável.


Saiba como se tornar membro ou subscritor. Seja bem-vindo à Empower Brands Community e ao Imagens de Marca.

SUBSCREVER

Obrigado, consulte o seu email.