Newsletter
Pesquisa
Nota da direção editorial:
O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.
Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.
O momento apela à resiliência de um país que tem
de encontrar na cooperação, reindustrialização e internacionalização das
empresas portuguesas um possível caminho para atingir uma economia cada vez
mais competitiva.
A pandemia veio colocar em “stand by” algumas das estratégias
que vinham a ser desenvolvidas por diferentes entidades ao longo dos últimos
anos, mas a verdade é que a Covid-19 trouxe consigo uma nova visão sobre quais
os possíveis caminhos a seguir para reforçar a competitividade nacional.
Nesta
emissão especial do Imagens de Marca fazemos uma viagem a um Portugal inovador
e industrial, onde há empresas e iniciativas assentes na promoção da inovação e
na criação de valor acrescentado.
Começamos por entrar na rota da competitividade nacional que nos
guia até aos clusters e à sua importância para colocar no mapa a economia e as
empresas portuguesas.
Nesta reportagem entramos nas dinâmicas de clusterização
e estratégias de eficiência coletiva pela visão de dois clusters em grande
desenvolvimento, como é o caso do AED cluster e do Portuguese Agrofood Cluster
e vamos ainda conhecer qual a estratégia do Ministério da Economia e da
Transição Digital para ajudar a desenvolver a cooperação entre empresas.
Nesta viagem ao lado empresarial de Portugal seguimos em
direção à reindustrialização. O jornalista Francisco Branco traz-nos os
exemplos da Navigator e da SOCEM Moldes que estão a apostar em modelos de
produção mais sustentáveis, baixos em carbono, digitalizados e que acima de
tudo são capazes de concorrer nos mercados com base no valor acrescentado e na
qualidade da sua oferta.
Um tema que nos leva a levantar “voo” e a olhar para a temática
da internacionalização. A pandemia trouxe novas aprendizagens sendo uma delas a
necessidade das empresas portuguesas se voltarem para os mercados externos e de
reforçarem a autonomia estratégica da Europa, reduzindo a dependência das
cadeias de fornecimento dos mercados asiáticos.
A jornalista Maria José Martins
faz um roteiro pelos caminhos que se podem trilhar para colocar as empresas
portuguesas nas cadeias de valor globais e numa resposta a uma procura pela
produção dentro de “casa” ou nos mercados de proximidade, com os exemplos do
Clube de Fornecedores da Bosch Car Multimedia e da Endutex. Faça “check-in”
nesta emissão e viaje connosco por um Portugal que se quer cada vez mais
competitivo.
Artigos Relacionados
A carregar...
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.