ghost image socials
Emissão Online
Caminhos de futuro para um Portugal competitivo
2 de Maio de 2021
Image
Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Caminhos de futuro para um Portugal competitivo

Nota da direção editorial:

O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.

Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.


O momento apela à resiliência de um país que tem de encontrar na cooperação, reindustrialização e internacionalização das empresas portuguesas um possível caminho para atingir uma economia cada vez mais competitiva.


A pandemia veio colocar em “stand by” algumas das estratégias que vinham a ser desenvolvidas por diferentes entidades ao longo dos últimos anos, mas a verdade é que a Covid-19 trouxe consigo uma nova visão sobre quais os possíveis caminhos a seguir para reforçar a competitividade nacional.


Nesta emissão especial do Imagens de Marca fazemos uma viagem a um Portugal inovador e industrial, onde há empresas e iniciativas assentes na promoção da inovação e na criação de valor acrescentado.


Começamos por entrar na rota da competitividade nacional que nos guia até aos clusters e à sua importância para colocar no mapa a economia e as empresas portuguesas.


Nesta reportagem entramos nas dinâmicas de clusterização e estratégias de eficiência coletiva pela visão de dois clusters em grande desenvolvimento, como é o caso do AED cluster e do Portuguese Agrofood Cluster e vamos ainda conhecer qual a estratégia do Ministério da Economia e da Transição Digital para ajudar a desenvolver a cooperação entre empresas.


Nesta viagem ao lado empresarial de Portugal seguimos em direção à reindustrialização. O jornalista Francisco Branco traz-nos os exemplos da Navigator e da SOCEM Moldes que estão a apostar em modelos de produção mais sustentáveis, baixos em carbono, digitalizados e que acima de tudo são capazes de concorrer nos mercados com base no valor acrescentado e na qualidade da sua oferta.


Um tema que nos leva a levantar “voo” e a olhar para a temática da internacionalização. A pandemia trouxe novas aprendizagens sendo uma delas a necessidade das empresas portuguesas se voltarem para os mercados externos e de reforçarem a autonomia estratégica da Europa, reduzindo a dependência das cadeias de fornecimento dos mercados asiáticos.


A jornalista Maria José Martins faz um roteiro pelos caminhos que se podem trilhar para colocar as empresas portuguesas nas cadeias de valor globais e numa resposta a uma procura pela produção dentro de “casa” ou nos mercados de proximidade, com os exemplos do Clube de Fornecedores da Bosch Car Multimedia e da Endutex. Faça “check-in” nesta emissão e viaje connosco por um Portugal que se quer cada vez mais competitivo.



Artigos Relacionados

Emissão Online
23 de Maio de 2021
Emissões
Emissão Online
16 de Maio de 2021
Emissões
Emissão Online
9 de Maio de 2021
Emissões

fechar

fechar

X

Faça parte da nossa comunidade!

A comunicação positiva e o jornalismo inspirador nunca foram tão relevantes para a gestão da sua empresa. Apoie a produção dos nossos conteúdos e dos nossos projetos fazendo parte de uma comunidade que promove o conhecimento, o valor das marcas e a economia sustentável.


Saiba como se tornar membro ou subscritor. Seja bem-vindo à Empower Brands Community e ao Imagens de Marca.

SUBSCREVER

Obrigado, consulte o seu email.