Newsletter
Pesquisa
São 600 milhões de anos de histórias por descobrir. Se não conhece o Geopark Naturtejo da Meseta Meridional, o primeiro geoparque português reconhecido pela UNESCO, tire um fim de semana, ou dois, e vá.
Nesta rota de experiências pela região do Centro, nós deixámos para trás os ténis e calçámos as galochas para aprender uma das técnicas de mineração romanas.
Se sempre sonhou encontrar ouro, então está aqui a sua oportunidade. Aconselhamos a ir confortável, prático e leve, traga a mochila e uma garrafa de água e vá até Foz do Cobrão, em Vila Velha de Ródão, Castelo Branco.
Não prometemos que fique rico, mas o Geopark Naturtejo assegura que “se encontra sempre ouro”. Aliás, esse é um dos lemas desta atividade designada de Garimpo.
Já agora uma curiosidade: há uma lenda que explica a descoberta de ouro na região. De acordo com populares existia na aldeia um carro de ouro que foi descoberto no Poço Escuro por um pai e um filho que tentaram subir as íngremes encostas com o auxilio de uma junta de bois. No entanto não conseguiram vencer o desnível e o carro acabou por regressar ao local original, mergulhando no rio Ocreza. A partir daí nunca mais ninguém o conseguiu retirar de lá espalhando o ouro pelas margens do rio.
Como chegar?
De Lisboa:
- Seguir pela A1 e A 23 até Torres Novas – Castelo Branco
- Sair para Vila Velha de Ródão
- Sair para N241 na direção de Alvaiade
Do Porto:
- Seguir pela A1 e A23 para IC8 em Avelar
- Sair da A13
- Continuar até IC8 com destino a Castelo Branco
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.