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A empresa compromete-se a reduzir as emissões de gases de efeito estufa
em 30% até 2030.
A marca de moda C&A anunciou que irá dar mais um passo na estratégia em termos de sustentabilidade e anunciou um plano para
compensar as emissões de carbono das suas 115 lojas na Península Ibérica. Para
colocá-lo em marcha, a marca calculou todas as emissões de CO2 que gera
enquanto empresa nas suas lojas e escritórios (desde sistemas de aquecimento à
eletricidade até aos trajetos de deslocação para o local de trabalho dos
funcionários).
O projeto que está englobado
dentro da estratégia de sustentabilidade da marca, é levado a cabo em conjunto
com a Climate Partner, a consultora líder em proporcionar soluções corporativas
que visam a proteção do clima. O processo de compensação de carbono baseia-se
no facto de os gases de efeito estufa se distribuírem pela atmosfera de forma
uniforme, pelo que a concentração destes gases é semelhante em todo o mundo.
Por esta razão, as emissões que não podem ser evitadas localmente podem ser
sê-lo com projetos globais de compensação de carbono.
Neste caso, o projeto
baseia-se na transformação de campos degradados da cidade de Guanaré, no
Uruguai, em florestas úteis. Esta reflorestação tem a verificação VCS (Verified Carbon
Standard) e está validado pela Rainforest, permitindo acumular cerca de 7
milhões de toneladas de CO2 durante todo o projeto (mais de 127.000 por ano).
A reflorestação ajuda
a combater o aquecimento global de várias maneiras. Uma delas é por meio da
silvicultura sustentável, que permite a cultivação de espécies indígenas de
rápido crescimento. Por outro lado, também fornece sombra e melhora o solo,
favorecendo a criação de habitats para espécies de animais e plantas, que
entretanto foram prejudicadas pela extração ilegal de madeira e outras
atividades de caça furtiva.
Domingos Esteves, diretor geral da C&A para a Península Ibérica,
acrescenta: “Este projeto piloto lançado
em Espanha e Portugal faz parte da estratégia global de sustentabilidade da
nossa empresa. A C&A assumiu o compromisso de tornar a sustentabilidade a
norma. Não apenas através das coleções, que oferecem produtos amigos do
ambiente, mas também através da cadeia de valor e das operações.”
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