Newsletter
Pesquisa
Entre
os poucos benefícios colaterais desta pandemia, um deles tem sido
consensual: não vale a pena perder muito tempo a fazer previsões. Por
isso hoje não vou falar do que aí vem, mas sim do que foi. Vou
contar-vos como foram os últimos 3 meses no Clube de Criativos. A
meio de Março, fechávamos a todo o vapor a programação da semana
criativa de Maio.
Tínhamos já confirmadas 2 exposições internacionais
mais a Ilustra 33, um warm-up com dois dos presidentes de júri, vários
oradores nacionais e alguns internacionais com viagens compradas, 25
directores criativos para mais uma Portfolio Night com o One Club, a
nova edição dos High Potentials com o ADCE, 10 workshops nacionais e
internacionais, 4 conversas sobre o futuro e o projecto de fazer uma
revista sobre a Semana. Estávamos em fase final de financiamento, a
terminar 9 meses de trabalho duro, e tudo iria acontecer na última
semana de Maio. Quando de repente chegou a pandemia. Ficámos
perdidos durante alguns dias, e nem as garrafas de tinto da era covid
tornaram as reuniões do CCP mais alegres.
Até que tomámos a decisão
possível: cancelámos a semana criativa e adiámos o festival tanto quanto
pudemos. Fizemo-lo com a sensação estranha e comum de não poder fazer
nada, enquanto sentíamos ao mesmo tempo que estava tudo por fazer.
E por isso adaptámo-nos.
Começámos por nos perguntar o que fazia falta fazer agora. O que podíamos fazer nós em benefício de quem representamos. Para
responder à bulimia informativa aplicada ao nosso mercado, criámos Uma
Mensagem do Futuro, cartas de portugueses e amigos de Portugal sobre o
confinamento criativo, enviadas de diferentes geografias. Começamos com o
Nuno Dores que nos escreveu de Shangai, e que cunhou o nome da
iniciativa. Publicámos 28 cartas até agora, que podem ser lidas aqui.
Para
lidar com a ansiedade que estamos a viver nas empresas, nesta
normalidade transformada do negócio, criámos o Trabalho de Casa,
conversas informais e em directo sobre o que nos espera neste mercado, e
cedemos-lhes o nosso instagram. Já ouvimos o Ivo Purvis, o Pedro Pires,
o Tiago Canas Mendes, o Luis Mileu, o Elgar Rosa, o Jorge Trindade, a
Rita Salvado, a Sandra Alvarez, o Nuno Jerónimo e o Paulo Martins e esta
semana é a vez do Miguel Durão. Cada convidado escolhe quem quer
entrevistar a seguir, criando uma cadeia de afinidades que transparece
na forma como a conversa flui. As conversas vão continuar e estão todas
disponíveis aqui.
Para
combater a invisibilidade dos freelancers em Portugal, criámos o
primeiro directório, gratuito e inclusivo, cobrindo 25 disciplinas que
vão da arte-final ao UX design. Está disponível para todos aqui.
Para
recordar ao mercado que, mais do que nunca, importa dar palco a quem
inova na comunicação e na construção de marcas, mantivemos o XXII
Festival de Criatividade, prolongando a inscrição com desconto até ao
final de Junho e as datas finais até ao final de Setembro. Juntámo-nos
à Câmara Municipal de Lisboa e criámos um programa de voluntariado com
as agências sócias do CCP para apoiar os pequenos negócios da cidade. Para
aproximar os jovens criativos das marcas, lançaremos em breve as Ideias
CCP, uma iniciativa que promove briefings abertos e remunerados, feitos
por clientes reais e dirigidos a profissionais com menos de 30 anos. Não
deixa de ser curioso pensar que tudo o que fizemos nos últimos 3 meses
estava fora dos nossos planos. Ao contrário do que tínhamos previsto, no
final de Maio não estivemos juntos na ETIC e no mercado de Santa Clara.
Não nos abraçámos, não houve cerveja, não aplaudimos nem posamos para
as fotografias. Em vez disso, fomos obrigados a reinventar-nos, e para
isso perguntámo-nos para que serve um Clube quando não se consegue fazer
um Festival. Esta
pandemia trocou-nos as voltas e lembrou-nos que a vida é frágil e
imprevisível. Mas também nos lembrou que ela se define pela nossa
capacidade de adaptação e de luta, e talvez a definição de luta seja
essa de fazermos o que escolhemos com sentido e com valor. Talvez essa
seja uma boa lição destes dias estranhos. Business as usual já não
chega.
Artigos Relacionados
A carregar...
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.