BTL dá “especial atenção à sustentabilidade e à inovação tecnológica”

Pesquisa

Bolsa de Turismo de Lisboa
BTL dá “especial atenção à sustentabilidade e à inovação tecnológica”
26 de Fevereiro de 2024
BTL dá “especial atenção à sustentabilidade e à inovação tecnológica”
BTL dá “especial atenção à sustentabilidade e à inovação tecnológica”
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
BTL dá “especial atenção à sustentabilidade e à inovação tecnológica”

Afirma-se como a maior feira de turismo em Portugal. A BTL está de regresso à FIL – Feira Internacional de Lisboa -, de 28 de fevereiro a 3 de março.


O Imagens de Marca esteve à conversa com Dália Palma, gestora da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), para saber quais são as novidades deste ano e o que esperar da edição de 2024.


Imagens de Marca: Quais são as principais novidades que os participantes podem esperar na BTL deste ano?


Dália Palma: Este ano são muitas as novidades e têm por base uma oferta bastante diversificada e cada vez mais qualificada. 


Voltamos a apostar na BTL Cultural, que promove a riqueza cultural de Portugal, onde contamos com Aveiro enquanto cidade convidada na qualidade de Capital Portuguesa da cultura 2024, na BTL LGBTI+, focada na inclusão e na diversidade, e na BTL Emprego & Formação, que visa reunir num único local milhares de oportunidades disponíveis no setor do turismo, fazendo o match entre as ofertas de recrutamento e os candidatos.


Além destes aspetos, apresentamos uma BTL mais internacional, quer na vertente da presença de destinos internacionais com um total de 85, quer ao nível do programa de Hosted Buyers representado por 42 mercados emissores e um total de 200 compradores internacionais, convidados da BTL em parceria com a TAP, o Turismo de Portugal e a ACISO.

 

IM: Quais são as expectativas de participação de expositores este ano?


DP: As expectativas para esta edição são bastante elevadas, uma vez que o espaço de exposição está esgotado e uma lista de espera significativa, quer de destinos internacionais, quer de organizações nacionais publicas e privadas. Este ano iremos ter mais de 400 expositores e a representação de mais 1400 empresas e instituições. Esta alta taxa de ocupação indica uma participação significativa, refletindo o nosso compromisso em entregar uma edição melhor do que nunca.

 

IM: Que destinos poderemos encontrar na BTL 2024?


DP: Entre os destinos internacionais confirmados estão a Jordânia, Vietname, Itália, Guatemala, Venezuela, Uruguai, Brasil, Cuba, África do Sul, México, Japão, Marrocos, Tunísia, Cabo Verde como destino internacional convidado, entre muitos outros, num total de 85.

 

IM: Relativamente ao número de visitantes, qual é a previsão?


DP: A meta principal é superar os resultados da última edição. As expectativas de público são elevadas para os dias dedicados aos profissionais e ao público geral. A BTL, tradicionalmente, atrai uma vasta audiência, incluindo profissionais do setor e visitantes interessados em turismo, promovendo um ambiente propício para negócios, networking e descoberta de novas oportunidades de viagem.

 

IM: Está prevista algum tipo de iniciativa que ajude a promover destinos menos conhecidos em Portugal, e que incentive ao turismo sustentável?

 

DP: A BTL 2024 está empenhada em promover destinos menos conhecidos em Portugal, alinhando-se com as tendências que apontam para a procura por destinos menos movimentados e mais sustentáveis. Esta edição da feira dará especial atenção à sustentabilidade e à inovação tecnológica, elementos cada vez mais relevantes no turismo mundial. Através de talks e conferências na BTL Lab, um espaço dedicado à inovação e tecnologia no turismo. No Auditório AVK destacam-se soluções, estratégias e discussões com foco na sustentabilidade, que podem beneficiar destinos menos conhecidos, incentivando práticas que respeitem o ambiente e promovam o turismo responsável.


IM: Para terminar, e num âmbito mais geral, quais os desafios e as oportunidades que o setor do turismo enfrenta em 2024?


DP: O cenário de incerteza a nível internacional, que se acentuou no final do ano passado, aliado à perda de poder de compra e à inflação, são desafios que o sector do turismo como um todo está a sentir. Mas, como todos os desafios podem também representar oportunidades, o cenário socioeconómico convida os atores do turismo a reforçar a sua oferta, inovando e trabalhando os produtos para atraírem os viajantes numa altura em que o requisito value for money se mostra tão importante. As experiências mais autênticas, com um serviço de excelência e uma proposta de valor diferenciada acabam por se afirmar num contexto em que os viajantes são cada vez mais exigentes e informados.

 

Outro desafio reside na necessidade de adaptação às alterações climáticas e na implementação de práticas de turismo sustentável. A procura por destinos menos movimentados e mais sustentáveis, juntamente com a crescente importância da tecnologia na experiência do viajante, são tendências que guiarão o turismo mundial, oferecendo ao mesmo tempo oportunidades para inovar e criar experiências únicas e autênticas para os viajantes.

 

Além disso, a personalização das viagens continuará a ser uma tendência-chave, com viajantes à procura de experiências únicas que refletem as suas preferências individuais. Esta tendência aponta para a necessidade de soluções inovadoras em tecnologia e serviços que possam oferecer personalização em grande escala, algo que estará em debate no nosso espaço BTL Lab.

 

 

 

Artigos Relacionados

A carregar...

fechar

BTL dá “especial atenção à sustentabilidade e à inovação tecnológica”

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

BTL dá “especial atenção à sustentabilidade e à inovação tecnológica”

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile