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A 35.ª edição da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market -, evento organizado pela Fundação AIP, arrancou na quarta-feira, dia 12 de março, e encontra-se a decorrer até domingo, dia 16 de março, na FIL – Feira Internacional de Lisboa.
Em entrevista ao Imagens de Marca, Dália Palma, gestora-coordenadora da BTL, destacou que esta feira é “um marco importante no setor do turismo a nível nacional e internacional” e que, este ano, conta com duas novas áreas, a “BTL Weddings”, focada na oferta de casamentos, e a “BTL Wellness”, com destaque no bem-estar e estilo de vida saudável.
Para esta edição, os destaques vão para a participação de Cuba como destino internacional convidado, Leiria como município convidado e o Alentejo e Ribatejo foi escolhido como a região convidada. Sobre esta última, Dália Palma esclarece que o objetivo é “destacar toda a riqueza cultural, gastronómica, toda a oferta turística que o Alentejo tem, de grande qualidade”, para que consiga aumentar os “fluxos turísticos” na região.
De entre as marcas de turismo nacionais presentes na BTL, o Imagens de Marca falou com André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, e Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo Centro de Portugal, que esclareceram a importância da presença das regiões na feira.
A região do Algarve, este ano, conta com um stand com “elementos decorativos” - cestos suspensos e empreita de palma -, apresentando um design “que combina modernidade e tradição”, inspirado na identidade cultural da região. Segundo André Gomes, “o conceito do stand reflete o posicionamento do Algarve como ‘O segredo mais famoso da Europa’ e destaca o artesanato local como um dos seus grandes patrimónios”.
Além disso, sendo a “gastronomia uma das expressões mais autênticas da identidade de qualquer região e um fator determinante para os visitantes”, a presença do restaurante ‘O Algarvio’ na área de gastronomia da BTL “realça esta autenticidade, na medida em que traz para a feira os sabores genuínos do Algarve”. “Os visitantes poderão degustar pratos que contam a história da região, como o peixe e o marisco”, realça.
Com 16 municípios da região e 18 empresas do setor turístico representadas no stand, o presidente do Turismo do Algarve refere que “para os municípios, a BTL representa uma montra privilegiada para destacar as suas especificidades: é uma ocasião para atrair novos investidores, operadores turísticos e visitantes interessados em novas experiências”. Já para as empresas, a feira proporciona “um ambiente ideal para networking, estabelecimento de parcerias e geração de novas oportunidades de negócio”, frisa.
Por sua vez, Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo Centro de Portugal, dá conta que a participação da Turismo Centro de Portugal na BTL este ano “tem um simbolismo especial, já que assinala os 10 anos do rebranding da marca”. “A expetativa é reforçar a notoriedade do destino, consolidar a identidade da região e destacar a diversidade da oferta turística, que é a característica principal deste território”, sustenta.
Com o objetivo de posicionar a região como “um destino completo, capaz de responder às tendências do turismo contemporâneo”, a estratégia de promoção para 2025 assenta “na valorização da autenticidade e diversidade do Centro de Portugal”. “Destacamos, por exemplo, o turismo cultural e histórico, sob a forma de roteiros temáticos, de que são exemplo os ‘Itinerários Napoleónicos’ ou o turismo industrial na região, assim como as ‘Estradas com História’, projeto que foi apresentado precisamente nesta BTL e que vai dinamizar duas estradas icónicas da região: a EN16 e a EN17”, constata.
Para Anabela Freitas, “a presença de toda a região de forma integrada na BTL é essencial para demonstrar a riqueza e diversidade do Centro de Portugal, que é a característica da nossa marca”. “Esta abordagem fortalece a identidade territorial e permite apresentar um destino coeso, capaz de oferecer experiências turísticas para diferentes perfis e motivações”, remata.
Este ano, a BTL passa ainda a adotar uma nova identidade. De acordo com a gestora-coordenadora do evento, a mudança no nome visa “alavancar a BTL nos mercados internacionais”. “Era necessário repensar a marca por forma que a marca fosse vista internacionalmente como uma marca internacional. E daí a alteração do nome. Continuou a ser BTL, mas passa a ser Better Tourism Lisbon Travel Market”, acrescentou.
Sendo considerada a principal feira dedicada ao setor do turismo em Portugal, Dália Palma sugere ainda que a BTL “contribui de forma inquestionável para alavancar a economia nacional e o setor do turismo em Portugal”.
Veja a entrevista completa a Dália Palma, no vídeo acima.
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