Newsletter
Pesquisa
Nota da direção editorial:
O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.
Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.
Uma
saída do Reino Unido da União Europeia sem acordo pode custar a Portugal cerca
de 433 milhões de euros em exportações por ano.
O
estudo da Euler Hermes, acionista da COSEC - Companhia de Seguro de Créditos,
que avalia as perdas globais da União Europeia em até 33 mil milhões de euros
anuais, estima que a Alemanha (8,2 mil milhões), os Países Baixos (4,8 mil
milhões), a França (3,6 mil milhões), a Itália (2,6 mil milhões) e a Espanha
(2,1 mil milhões) estarão entre os países mais afetados.
A
Euler Hermes prevê que, em Portugal, as três categorias de produto mais
afetadas serão os equipamentos de transporte (com perdas anuais na ordem dos
109,2 milhões de euros), seguidos da maquinaria e equipamento elétrico (66,4
milhões de euros), e, em terceiro lugar, os materiais têxteis (57,1 milhões de
euros).
Num
cenário de saída com acordo, Portugal poderá perder 218 milhões de euros por
ano em exportações.
O estudo "A hard Brexit could cost the EU EUR33bn in annual exports",
publicado no final de outubro, antes das eleições presidenciais dos EUA, que
terão claro impacto na política internacional, aponta para o aumento
considerável para 45% das probabilidades de um Brexit sem acordo no final de
2020.
Os
economistas estimam que um Acordo de Comércio Livre entre o Reino Unido e a
União Europeia seja assinado até meados de novembro. No entanto, não excluem a
possibilidade de ser estabelecido um período de transição mais longo para
acautelar tempo suficiente para uma ratificação completa, o que poderá levar a
que um acordo seja implementado em meados de 2021.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.