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Aquilo que parecia ser uma ação de pequenas dimensões está a
transformar-se num verdadeiro boicote publicitário contra o Facebook.
Várias organizações, como a Liga
Anti-Difamação (ADL), que defendem os direitos civis deram o ponto de partida a
esta iniciativa, sob o lema “Stop Hate For Profit”. O objetivo era convencer os
anunciantes a deixarem de investir em publicidade no Facebook durante o mês de
julho, de forma a castigar a plataforma por esta não conseguir conter o
discurso de ódio e as notícias “fake”.
A verdade é que, ao contrário do
que alguns poderiam pensar, a ação está a transformar-se num verdadeiro boicote
publicitário, ao qual várias grandes marcas a nível mundial se estão a associar.
Segundo o Marketing Directo, depois da Unilever e da Verizon terem aderido à iniciativa,
nas últimas horas também a Coca-cola afirmou que a partir do próximo dia 1 de
julho irá suspender toda a sua publicidade. E não irá suspendê-la apenas no
Facebook e Instagram, mas em “todas as redes socias”, pelo que a decisão deverá
estender-se provavelmente a canais como o Twitter, YouTube e outras
plataformas.
Sem se referir especificamente a este boicote, o CEO do
Facebook, Mark Zuckerberg, já veio anunciar igualmente uma série de mudanças na
rede social, com o objetivo de eliminar as ondas de ódio, violência e de desinformação.
Por essa razão, a marca irá excluir todos os anúncios que transmitam a ideia de
que as pessoas de uma determinada raça, etnia, nacionalidade, género ou orientação
sexual são uma ameaça para a segurança física ou para a saúde de qualquer outra
pessoa. Tal como o Twitter, a plataforma
irá também começar a marcar conteúdos considerados potencialmente “perigosos”,
ainda que sejam relevantes para o interesse público.
Além da Coca-Cola, Unilever e Verizon, anunciantes como a
Diageo, Honda, Levi«s, Dockers, Ben & Jerrys ou The North Face juntaram-se
à iniciativa “Stop Hate For Profit”. A Color of Change, uma das entidades que
promove a ação, anunciou que desde o dia 17 de junho mais de 100 marcas já
mostraram o seu apoio.
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