Boicote publicitário contra o Facebook em marcha

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“Stop Hate For Profit”
Boicote publicitário contra o Facebook em marcha
29 de Junho de 2020
Boicote publicitário contra o Facebook em marcha
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Boicote publicitário contra o Facebook em marcha
Francisco Branco
Jornalista e Coordenador Brands Channel
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Aquilo que parecia ser uma ação de pequenas dimensões está a transformar-se num verdadeiro boicote publicitário contra o Facebook.


Várias organizações, como a Liga Anti-Difamação (ADL), que defendem os direitos civis deram o ponto de partida a esta iniciativa, sob o lema “Stop Hate For Profit”. O objetivo era convencer os anunciantes a deixarem de investir em publicidade no Facebook durante o mês de julho, de forma a castigar a plataforma por esta não conseguir conter o discurso de ódio e as notícias “fake”.


A verdade é que, ao contrário do que alguns poderiam pensar, a ação está a transformar-se num verdadeiro boicote publicitário, ao qual várias grandes marcas a nível mundial se estão a associar. Segundo o Marketing Directo, depois da Unilever e da Verizon terem aderido à iniciativa, nas últimas horas também a Coca-cola afirmou que a partir do próximo dia 1 de julho irá suspender toda a sua publicidade. E não irá suspendê-la apenas no Facebook e Instagram, mas em “todas as redes socias”, pelo que a decisão deverá estender-se provavelmente a canais como o Twitter, YouTube e outras plataformas.


Sem se referir especificamente a este boicote, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, já veio anunciar igualmente uma série de mudanças na rede social, com o objetivo de eliminar as ondas de ódio, violência e de desinformação. Por essa razão, a marca irá excluir todos os anúncios que transmitam a ideia de que as pessoas de uma determinada raça, etnia, nacionalidade, género ou orientação sexual são uma ameaça para a segurança física ou para a saúde de qualquer outra pessoa.  Tal como o Twitter, a plataforma irá também começar a marcar conteúdos considerados potencialmente “perigosos”, ainda que sejam relevantes para o interesse público.


Além da Coca-Cola, Unilever e Verizon, anunciantes como a Diageo, Honda, Levi«s, Dockers, Ben & Jerrys ou The North Face juntaram-se à iniciativa “Stop Hate For Profit”. A Color of Change, uma das entidades que promove a ação, anunciou que desde o dia 17 de junho mais de 100 marcas já mostraram o seu apoio.

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