Newsletter
Pesquisa
Um avião feito em papel Navigator projetado por três engenheiros aeronáuticos conquistou o recorde mundial de distância, com um voo de 88 metros.
Dillon Ruble e Garrett Jensen, engenheiros da Boeing, uma das maiores empresas do mundo no setor da aeronáutica, juntamente com Nathan Erickson, engenheiro da Garmin, fabricante de sistemas de navegação e de voo, são os autores deste feito.
O protótipo construído a partir de folhas Navigator, obtidas a partir de eucalipto português, foi inspirado em modelos de aviões hipersónicos, capazes de se deslocar a velocidades cinco vezes superiores à velocidade do som, motivo pelo qual a aeronave de papel foi batizada de “Mach 5”.
Mas o que leva três engenheiros aeroespaciais produzirem um avião de papel? “Os aviões de papel e os aviões à escala real têm muitas diferenças na sua complexidade, mas operam ambos segundo os mesmos princípios. As forças básicas de impulso, sustentação, arrasto e peso podem ser utilizadas para teorizar padrões de dobragem do papel”, explica Dillon Ruble, da Boeing.
O recorde, que foi atingido num evento em Crown Point, no estado de Indiana, nos EUA, exigiu meses de esforço e muitas horas de estudo para criar e testar vários modelos que, no futuro, poderão servir de base a novos protótipos para o setor da aviação.
Artigos Relacionados
A carregar...
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.