Newsletter
Pesquisa
O crescimento de serviços eletrónicos de transporte privado urbano, como é o caso da Uber e da Kapten, fez com que os fabricantes de automóvel passassem a olhar para esta atividade como tendo um elevado potencial de negócio. As mais recentes companhias que decidiram investir nesta área foram a BMW AG e a Daimler, que deram forma a uma joint venture financiada por 1,1 mil milhões de dólares.
Anunciada a 22 de fevereiro, esta parceria inclui também a propriedade conjunta de estações de carregamento de carros elétricos e dos pilotos envolvidos no negócio de partilha de veículos. Esta decisão surge no seguimento de ambas as companhias terem tentado entrar neste setor de negócio individualmente, tendo visto na joint venture uma forma de rentabilizar recursos monetários.
Assim, o serviço de partilha de carros da Daimler, intitulado Car2Go, será combinado com os serviços da BMW. Assim, negócios como o ReachNow, o ChargeNow, o ParkNow, o FreeNow e o ShareNow passarão a ter uma participação de 50% de cada uma das marcas.
Enquanto o ReachNow se trata de um serviço de gestão e de reservas que tem por base o smartphone, o ChargeNow foi criado para o carregamento de carros elétricos e o ParkNow para serviços de estacionamento. Já o FreeNow e o ShareNow oferecem, respetivamente, serviços de transporte urbano e de partilha de automóveis.
“Estes cinco serviços irão fundir-se cada vez mais para formar um único portfólio de serviços de mobilidade com uma frota de carros totalmente elétrica e autónoma que cobra e estaciona de forma também ela autónoma", aponta o presidente executivo da BMW, Harald Krueger, citado pela Forbes.
De facto, ambas as companhias estão também a trabalhar no desenvolvimento da sua própria tecnologia de condução autónoma. Nos últimos tempos, têm sido várias as empresas automóveis que se aliaram a concorrentes de forma a partilhar os custos de desenvolvimento de novas tecnologias.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.