Newsletter
Pesquisa
A Revolut realizou um estudo sobre o que os consumidores planeiam para a Black Friday e o que os leva a participar ativamente nesta ocasião especial. A amostra incluiu 1.000 inquiridos com mais de 18 anos e representativos da população portuguesa.
Ainda que um português em 10 acredite que já não existem grandes negócios como no passado, mais de sete (74%) pensam que a Black Friday é uma boa ocasião para se fazerem compras interessantes, com 3% da amostra a confirmar que está pronta para usar o seu cartão de crédito ou pedir um empréstimo para não perder uma boa oportunidade, revela um comunicado enviado às redações.
No que diz respeito às motivações que levam os portugueses a fazer compras durante a Black Friday, a primeira passa por encontrar descontos em produtos que habitualmente não compram por serem demasiado caros (47%), seguida da compra de produtos que habitualmente compram durante o ano, mas a preços mais baratos (42%). Por sua vez, 35% dos portugueses utilizam a Black Friday para comprar presentes de Natal e 11% para se abastecer de produtos de primeira necessidade (detergentes para a casa, produtos de higiene, etc).
No estudo, a Revolut descobriu ainda que 15% dos portugueses utilizam a Black Friday para se mimar a si próprios - uma ramificação da “Treat Culture”, em português “a cultura de se mimar”. Em Portugal, a geração mais jovem (18-24 anos) é mais propensa a mimar-se nesta Black Friday do que aqueles que têm mais de 65 anos (apenas 7%), o que nos deixa perceber que este pode ser um fenómeno geracional.
Há ainda 1% - que sobe para 2% entre os 18 e os 24 anos - de portugueses que vão comprar apenas porque têm FOMO (fear of missing out, em português “medo da ficar de fora”), o que significa que estão preocupados em perder algo se não participarem na Black Friday.
Embora muitos dos inquiridos prefiram comprar online (38%), metade dos portugueses (53%) vai optar pelas lojas físicas para as suas compras na Black Friday. A principal razão para o fazer é obter o produto imediatamente (34% da amostra) sem esperar pela sua entrega, que pode demorar mais tempo do que o habitual durante as semanas da Black Friday.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.