BIC quer reivindicar a escrita na era digital

Pesquisa

Relatório sobre a escrita na era digital
BIC quer reivindicar a escrita na era digital
13 de Novembro de 2019
BIC quer reivindicar a escrita na era digital
BIC quer reivindicar a escrita na era digital
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
BIC quer reivindicar a escrita na era digital
Marco Silva
Coordenador Editorial Digital

A evolução da escrita é constante. A escrita manual tem o seu espaço, como ferramenta e, cada vez mais, como forma de expressão. Escrever é comunicar e o interesse pela caligrafia nas suas múltiplas formas é uma tendência nos dias de hoje. Perante esta premissa, a icónica marca de esferográficas e artigos de papelaria BIC, elaborou um “Relatório sobre a escrita na era digital”, onde analisou, com o apoio de especialistas, o papel atual da escrita e da sua prática em todas as vertentes.

A escrita, continua a responder, em primeiro lugar, a uma necessidade, e em todos os momentos, quem deve explicar ou comunicar, deve escolher qual a melhor forma de o fazer. Uma prática que leva quase seis séculos a superar os sucessivos embates das revoluções, desde o aparecimento da prensa no século XV, até ao formidável desafio que suporta a mais recente revolução tecnológica. Os ecrãs são o novo papel e inclusive vão interrompendo a possibilidade de ver escrito o que queremos contar, graças ao reconhecimento de voz, sem a necessidade de usar um teclado sequer.

A escrita é, talvez, uma das primeiras tecnologias coletivas criadas pela humanidade. Nos primórdios, realizava um trabalho puramente instrumental, mas com o tempo transformou-se no instrumento perfeito, não só para armazenar e transmitir conhecimento e história, como também para expressar emoções. Hoje, as formas de cumprir todas essas funções multiplicaram-se, mas não mudou a necessidade de comunicar, o que se transformou foi a urgência de o fazer e o volume de informação.

Ao mesmo tempo, vivemos um renascimento da caligrafia. Um interesse que tem sido renovado pela pura estética das letras e pela boa escrita, como expressão quase corporal. Uma boa letra, na sua forma mais bela, volta a ser um símbolo de distinção. A nova iguaria. Juntamente com a digitalização, os ecrãs ou os teclados, cresce o interesse, não só em caligrafia, como por tudo o que não tem intermediação tecnológica.

Cada vez é mais frequente recorrer a workshops para melhorar a letra, mas sobretudo pela prática de estilos caligráficos históricos e cada vez mais pelo lettering. Novos vícios ou passatempos como o bullet journal – sistema que permite organizar as listas de tarefas de uma forma específica e focada em resultados – ou o regresso do diário pessoal, que volta a despertar uma verdadeira paixão em todo o mundo, colocando à prova a criatividade de quem se atreve a dar forma às suas inquietudes, com o apoio de esferográficas ou marcadores.

Com a caligrafia histórica e artística procura-se satisfazer um impulso de criar algo com as mãos, sem a intermediação de teclados, ecrãs, nem a possibilidade de clicar em “delete”. São muitos os que encontram nesta prática o seu spa emocional e detox digital semanal. Mas também é aqui onde a escrita se vê favorecida pela tecnologia, que alguns consideram uma ameaça. A possibilidade de partilhar os avanços de cada prática, através das redes sociais por exemplo, faz com que se multiplique o seu efeito e este hobby.

A escrita diz tanto sobre cada um como a forma de falar, vestir ou andar. É uma maneira de comunicarmos e de nos darmos a conhecer, o espelho da nossa própria imagem. A qualidade da escrita reflete, por isso, a importância que damos a quem lê o que comunicamos.

A nossa melhor ortografia significa também máximo respeito e escrever bem é comunicar corretamente, controlando os efeitos do que nos propomos a expressar. Enquanto a má letra é opaca, uma boa letra denota respeito, distinção e clareza na comunicação. Denota o interesse em fazer-se entender.

Artigos Relacionados

A carregar...

fechar

BIC quer reivindicar a escrita na era digital

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

BIC quer reivindicar a escrita na era digital

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile