
Newsletter
Pesquisa

O Observatório de Comunicação Interna (OCI) revelou os vencedores da XIV edição dos seus Prémios, que reconheceram empresas e projetos académicos que se destacaram pelo impacto, inovação e excelência na comunicação interna em Portugal ao longo de 2024.
Entre os premiados, destacam-se Bial, novobanco, Worten Portugal, Central de Cervejas e Bebidas, L’Oréal Portugal, Grupo Ageas Portugal e Marinha Portuguesa, bem como trabalhos académicos de Ana Cardoso (Escola Superior de Comunicação Social) e Rita Aires (Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa).
Segundo Daniela Agra, representante da ATREVIA Portugal no Conselho Fundador do OCI, citada em comunicado enviado às redações, o trabalho das organizações premiadas demonstra que “a comunicação interna é, cada vez mais, um fator determinante de sucesso e de união”.
O júri, presidido pelo chef Hélio Loureiro, reconhecido pela sua liderança humana e inspiradora, destacou iniciativas que combinam proximidade, excelência e foco nas pessoas. Além do chef, participaram representantes do Conselho Fundador e empresas como BP, Coca-Cola Europacific Partners, EDP, Grupo Nabeiro, José de Mello, Lidl, Jerónimo Martins, Perfumes & Companhia e Novartis.
Entre os projetos distinguidos, Bial venceu na categoria “Estratégia Integrada de Comunicação Interna” com a campanha “100 Anos Inspirados pelo Futuro”, celebrando o centenário da empresa. O novobanco conquistou dois prémios: na categoria “Inovação e Transformação Digital”, com mIA – E se a tecnologia fosse a sua cara?”, uma assistente virtual baseada em inteligência artificial; e em “Estratégia para a Gestão da Mudança e Transformação”, com Campus do novobanco, que reforçou a cultura e atraiu talento através da mudança de instalações.
Na vertente ESG, a Worten Portugal foi reconhecida pelo programa “Celebramos a Igualdade e a Diferença”, enquanto a Sociedade Central de Cervejas e Bebidas destacou-se na categoria “Eventos Internos” com “Happy Day: a alegria de sermos equipa”. A L’Oréal Portugal venceu em EVP com “We Are L’Oréal Ambassadors”, transformando colaboradores em embaixadores da marca, e o Grupo Ageas Portugal foi premiado em Comunicação Interna Inclusiva com “Comunicar (e viver) DEI no Grupo Ageas Portugal”.
Na vertente académica, o OCI distinguiu Ana Margarida Cardoso, com o estudo sobre voluntariado corporativo na Volkswagen Autoeuropa, e Ana Rita Aires, com a tese sobre o papel da comunicação interna na IKEA Portugal. A Marinha Portuguesa recebeu uma menção honrosa pelo projeto “Cheguei à Família”, um kit de boas-vindas para bebés dos militares.
Segundo Nuno Brandão, do Conselho Fundador do OCI, este ano foi especial por celebrar “15 anos de atividade e continuar a liderar o reconhecimento das melhores práticas de comunicação interna em Portugal, premiando empresas, líderes e projetos académicos que elevam o papel da comunicação como motor de cultura, alinhamento e transformação organizacional”.
Artigos Relacionados
fechar

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.