Newsletter
Pesquisa
Nota da direção editorial:
O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.
Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.
A sustentabilidade é hoje
um fator fundamental para as marcas que se querem destacar no mercado.
Os consumidores estão mais
atentos ao propósito e missão das marcas no mundo em pandemia. É o caso da
United Colors of Benetton que
vê agora reforçados os seus valores sustentáveis através da abertura de um novo
conceito de loja baseado em materiais reciclados e de última geração para a
economia de energia.
A primeira loja, em
Florença, torna-se assim um ponto de referência para o retalho do futuro, que
receberá coleções cada vez mais sustentáveis.
Resultado
de um esforço de investigação e inovação, a nova loja faz parte de um grande
projeto de sustentabilidade que a Benetton está a implementar para
consolidar boas práticas, melhorar o seu desempenho ambiental e social em toda
a cadeia de abastecimento e tornar-se um modelo em Itália e em todo o mundo no
que diz respeito à moda sustentável.
"Esta
loja é um conceito único em todo o mundo, estudado para dar início a uma nova
fase da nossa empresa. É um projeto em que a empresa acredita fortemente, uma
parte fundamental de um percurso que visa tornar-nos uma referência mundial de
sustentabilidade e em que Florença representa o símbolo deste Renascimento
sustentável. A Benetton sempre fez escolhas corajosas e de vanguarda do
ponto de vista do impacto social. Continuaremos a fazê-lo com cada vez mais
determinação e convicção", afirma em comunicado Massimo Renon, administrador-delegado do Benetton
Group.
O ponto
de venda está disposto num único andar de 160 metros quadrados, em que se
destacam materiais naturais reciclados. O pavimento é feito de cascalho do
rio Piave e restos de madeira das faias derrubadas pela tempestade de Vaia, as
paredes foram tratadas com tinta mineral com propriedades antibacterianas,
antibolores e com capacidade de redução de poluentes presentes no meio
ambiente.
Os
interiores da loja foram produzidos com novos materiais criados pela
integração de resíduos da indústria têxtil: os botões usados (difíceis de
eliminar), misturados com hidrorresina, tornam-se plataformas perimetrais e
bases dos expositores; a lã reciclada (em estado de mecha crua) é reutilizada
como desenho no revestimento perimetral e como decoração das cortinas dos
provadores; o "rossino", material feito com fibras têxteis mistas
recicladas, dá vida a estantes, bases de expositores e manequins.
Já no
que toca às vitrinas foi concebido um sistema sustentável que permite
uma redução dos recursos atualmente utilizados. Substituídas por painéis transparentes
fixados ao teto que podem ser deslocados conforme desejado, criam uma espécie
de cenário teatral que gera uma ligação entre a loja e a rua. As vitrinas são
equipadas com ecrãs LED transparentes, de baixo impacto ambiental, em que serão
projetados conteúdos de vídeo dedicados com base nas necessidades do momento em
matéria visual, comercial e de comunicação.
Os consumos energéticos são reduzidos em
20% em comparação com os de uma loja padrão. Através
de sensores minúsculos, inteligência artificial e análise de dados, foi
efetivamente concebido um sistema que permite maximizar a eficiência energética
dos pontos de venda e garantir o conforto do cliente, gerindo automaticamente
os sistemas em função do afluxo de pessoas.
Artigos Relacionados
A carregar...
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.