ghost image socials
"Meninas na Ciência powered by Barbie"
Barbie quer inspirar e apoiar as cientistas do amanhã
20 de Maio de 2021
Image
Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Barbie quer inspirar e apoiar as cientistas do amanhã

Nota da direção editorial:

O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.

Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.


Ao longo do tempo, a Barbie tem vindo a assumir um propósito maior de ajudar a inspirar meninas a serem o que elas quiserem no futuro. Seja através de bonecas mais inclusivas ou de filmes inspiradores, a marca de brinquedos tem feito um caminho em direção à igualdade.


Agora junta-se à Dra. Elvira Fortunato, cientista, investigadora e professora catedrática na Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa, para lançar o programa "Meninas na Ciência powered by Barbie".

 

Criado no âmbito do Dream Gap, iniciativa global que procura combater a desigualdade e influenciar positivamente as mulheres de amanhã, o projeto dá a oportunidade, a uma estudante do Ensino Secundário, de receber uma Bolsa de Estudo, no valor de 3.000€, para ingressar em qualquer curso de Ciências e/ou Tecnologias da Faculdade.

 

A Barbie, no seu papel como confidente de várias gerações de raparigas, identificou a existência de um período crítico, entre as idades dos 5 aos 7 anos, no qual as meninas começam a acreditar que são menos inteligentes e capacitadas do que os meninos, perdendo assim a confiança nas suas competências. Para o combater lançou o "Dream Gap Project" cujo objetivo passa por fornecer às meninas os recursos e o apoio de que precisam para continuarem a acreditar que podem ser tudo o que se propuserem a ser.

 

O programa “Meninas na Ciência powered by Barbie” nasce, precisamente, para contribuir para a extinção desse gap, valorizando as mulheres do passado e do presente que continuam a brilhar no ramo científico e inspirar as raparigas a serem tudo aquilo que quiserem.

 

Para participar no concurso, as alunas que frequentarem o 12ª ano de escolaridade, em Portugal, terão de desenvolver um projeto de inovação e criatividade que as ajude a responder à questão “De que forma poderias mudar o mundo através da Ciência?”, que deverá ser enviado para um email criado para o efeito, até dia 30 de junho. Todas as candidaturas serão, posteriormente, analisadas por um painel de jurados de excelência, composto pela Dra. Elvira Fortunato, pela Dra. Sara Marçal, Manager Market Developer da Mattel, e por Rosalia Vargas, Presidente da Ciência Viva, que ficará responsável pela seleção de 10 finalistas. No dia 5 de julho, as alunas serão convidadas a apresentar a sua ideia ao júri, que as avaliará mediante a criatividade e exequibilidade da proposta, e no dia 20 de setembro será anunciada a grande vencedora.

 

“Muito embora já exista uma paridade entre homens e mulheres na área da investigação científica, quando falamos de cargos de topo verificamos ainda alguma descriminação. As melhores oportunidades científicas continuam a ser oferecidas, maioritariamente, a indivíduos do sexo masculino”, afirma em comunicado a Dra. Elvira Fortunato.

 

Em 2021, a Barbie continua assim a materializar a sua promessa de marca, contribuindo para o favorecimento da igualdade real e efetiva entre as crianças.

 

“A verdade é que, ao apoiarmos estas jovens adultas que sonham com uma carreira profissional no mundo da ciência, estamos também a inspirar toda uma geração de meninas a acreditar nas suas competências e a explorar ao máximo o seu potencial”, acrescenta Celine Ricaud Soto, Head of Marketing & Digital para Mattel Espanha e Portugal.

 

 

 

 

Artigos Relacionados

Com viagens espontâneas ao país
24 de Maio de 2021
Pessoas & Lugares
Canção inédita da cantora
21 de Maio de 2021
Pessoas & Lugares

fechar

fechar

X

Faça parte da nossa comunidade!

A comunicação positiva e o jornalismo inspirador nunca foram tão relevantes para a gestão da sua empresa. Apoie a produção dos nossos conteúdos e dos nossos projetos fazendo parte de uma comunidade que promove o conhecimento, o valor das marcas e a economia sustentável.


Saiba como se tornar membro ou subscritor. Seja bem-vindo à Empower Brands Community e ao Imagens de Marca.

SUBSCREVER

Obrigado, consulte o seu email.