ghost image socials
265 mil euros investidos em três anos
Azeite do Alentejo aposta na promoção externa
29 de agosto de 2019
Image
Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Azeite do Alentejo aposta na promoção externa
Ema Gil Pires
Jornalista

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa e com um enorme fascínio pelo mundo da música e do desporto. Descobrir novas histórias e temáticas inovadoras é algo que lhe desperta um grande interesse, tal como dar a conhecê-las àqueles que a rodeiam.

Nos últimos três anos, o CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo investiu um total de 265 mil euros em iniciativas de promoção nos seus mercados de exportação estratégicos – ou seja, na Alemanha, Brasil, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos da América e Suécia.

O Azeite do Alentejo esteve, a esse propósito, em exposição tanto em São Francisco como em Nova Iorque, tendo ainda sido degustado em Montreal, Berlim, Copenhaga e Estocolmo, em ações de promoção que decorreram junto de consumidores e distribuidores. Adicionalmente, este produto nacional viajou também a bordo de centenas de voos da TAP, tendo também dado a conhecer o seu território de origem e a sua gastronomia típica a chefs, críticos gastronómicos, sommeliers de azeite e jornalistas internacionais.

O projeto de internacionalização “Promoção do Azeite do Alentejo nos Mercados Externos”, que decorreu entre setembro de 2016 e agosto de 2019, foi cofinanciado pelo Alentejo 2020 – Programa Operacional Regional do Alentejo, tendo contado com uma dotação total de 320.682 euros (dos quais 80% eram provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).

O CEPAAL termina assim este projeto com 100% das ações previstas realizadas, tendo provocado a entrada de novos associados por parte do CEPAAL. Entre 2016 e 2019, esta associação, atualmente com 30 associados, contou com um acréscimo de 11 produtores de Azeite do Alentejo.

O projeto “Promoção do Azeite do Alentejo nos Mercados Externos” incluiu, entre outras ações, a presença do CEPAAL e do azeite dos seus produtores em reconhecidas feiras internacionais, como a Green Week, em Berlim, ou o Summer Fancy Food Show, em Nova Iorque. Foram também realizadas ações de degustação B2C em lojas gourmet, eventos e provas técnicas para profissionais do setor e sommeliers, nos diversos mercados estratégicos identificados.

No âmbito de três ‘Gastronomic & Press Tours’, o CEPAAL recebeu cerca de 30 opinion makers internacionais, destacando-se entre eles chefs, jornalistas, críticos e distribuidores, que nesse sentido visitaram o Alentejo para conhecer as especificidades do azeite deste território, os seus produtores e a sua gastronomia.

Este projeto de internacionalização teve como principal objetivo reforçar a estratégia de promoção do CEPAAL, visando a internacionalização do Azeite do Alentejo, bem como as empresas direta ou indiretamente ligadas ao setor – com o intuito de dinamizar a economia desse território, conferindo uma maior competitividade ao setor e promovendo o reconhecimento internacional coletivo do Azeite do Alentejo.

Artigos Relacionados

fechar

fechar

Subscreva a nossa newsletter e receba no seu e-mail as notícias mais quentes da área.

Imagens de Marca Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.

Cristina Amaro Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.