Newsletter
Pesquisa
Nos últimos três anos, o CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo investiu um total de 265 mil euros em iniciativas de promoção nos seus mercados de exportação estratégicos – ou seja, na Alemanha, Brasil, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos da América e Suécia.
O Azeite do Alentejo esteve, a esse propósito, em exposição tanto em São Francisco como em Nova Iorque, tendo ainda sido degustado em Montreal, Berlim, Copenhaga e Estocolmo, em ações de promoção que decorreram junto de consumidores e distribuidores. Adicionalmente, este produto nacional viajou também a bordo de centenas de voos da TAP, tendo também dado a conhecer o seu território de origem e a sua gastronomia típica a chefs, críticos gastronómicos, sommeliers de azeite e jornalistas internacionais.
O projeto de internacionalização “Promoção do Azeite do Alentejo nos Mercados Externos”, que decorreu entre setembro de 2016 e agosto de 2019, foi cofinanciado pelo Alentejo 2020 – Programa Operacional Regional do Alentejo, tendo contado com uma dotação total de 320.682 euros (dos quais 80% eram provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).
O CEPAAL termina assim este projeto com 100% das ações previstas realizadas, tendo provocado a entrada de novos associados por parte do CEPAAL. Entre 2016 e 2019, esta associação, atualmente com 30 associados, contou com um acréscimo de 11 produtores de Azeite do Alentejo.
O projeto “Promoção do Azeite do Alentejo nos Mercados Externos” incluiu, entre outras ações, a presença do CEPAAL e do azeite dos seus produtores em reconhecidas feiras internacionais, como a Green Week, em Berlim, ou o Summer Fancy Food Show, em Nova Iorque. Foram também realizadas ações de degustação B2C em lojas gourmet, eventos e provas técnicas para profissionais do setor e sommeliers, nos diversos mercados estratégicos identificados.
No âmbito de três ‘Gastronomic & Press Tours’, o CEPAAL recebeu cerca de 30 opinion makers internacionais, destacando-se entre eles chefs, jornalistas, críticos e distribuidores, que nesse sentido visitaram o Alentejo para conhecer as especificidades do azeite deste território, os seus produtores e a sua gastronomia.
Este projeto de internacionalização teve como principal objetivo reforçar a estratégia de promoção do CEPAAL, visando a internacionalização do Azeite do Alentejo, bem como as empresas direta ou indiretamente ligadas ao setor – com o intuito de dinamizar a economia desse território, conferindo uma maior competitividade ao setor e promovendo o reconhecimento internacional coletivo do Azeite do Alentejo.
Artigos Relacionados
A carregar...
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.