Audiência sem fios: a revolução do Streaming

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A opinião de Sandra Lopes
Audiência sem fios: a revolução do Streaming
26 de Maio de 2025
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Audiência sem fios: a revolução do Streaming
Sandra Lopes
Diretora de Serviço a Clientes da Initiative
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A música “Anxiety”, que ganhou nova vida em 2025 e rapidamente se tornou um fenómeno viral no TikTok, foi o som de fundo no evento Upfronts TV, que debate o futuro e as tendências no mundo da Televisão.


Ansiedade é, claramente, o estado de espírito dominante entre os gigantes neste sector, que, perante um cenário de incerteza e instabilidade, enfrentam uma inevitável redução na produção de conteúdos e preparam assim jogadas estratégicas de xadrez para fazer face a esta crise no mundo audiovisual.


Esta incerteza e mudança nos bastidores da televisão têm um impacto direto no mundo da publicidade, onde a TV continua a ser a Rainha no que toca a gerar awareness para as marcas, mas caminha agora para uma nova era, mais distante das grandes produções e dos dayparts com audiências garantidas.


A transmissão de eventos desportivos surge como principal o motor neste cenário de mudança, com os direitos de transmissão destes momentos de grande audiência a caminharem para uma conexão do streaming à media tradicional.


Gigantes como o Youtube, Amazon e Netflix preparam grandes momentos de transmissão de eventos desportivos, como jogos de NBA e NFL, em que o conteúdo salta da grelha tradicional de programação e do típico break publicitário, para um novo mundo que se adapta e vai atrás dos novos hábitos de consumo.

Num mundo onde o conteúdo é infinito e a sua transmissão se encontra em mudança, os meios não desaparecem, mas antes evoluem! Com a utilização certa das ferramentas, e dados disponíveis podem ir ainda mais além e passarem de tradicionais veículos a verdadeiros curadores de experiências eficazes, personalizadas e mensuráveis.


Este panorama de mudança é igualmente um desafio para as marcas que passam de um modelo mais fechado e exclusivo de visibilidade em momentos de audiência garantida para um contexto mais volátil e em que num cenário de atenção mais fragmentada, cada segundo tem de trazer o dobro dos resultados, para garantir uma maximização da eficácia.


A integração de marca torna-se assim uma oportunidade cada vez mais real, neste universo de conteúdos tão relevante para o consumidor, em que, através de introdução de tecnologia, nos permite ainda uma evolução na criatividade, com a introdução de anúncios imersivos integrados de forma natural e contextualmente relevantes.


Com a entrada de conteúdos em direto para as plataformas de streaming desbloqueiam-se ainda oportunidades para as marcas na área de Data e da medição third-party, com acesso a dados em tempo real e a Insights comportamentais que levam a maiores capacidades de targetização e a uma comunicação mais personalizada e eficaz, com base numa medição mais precisa e orientada a resultados.


Mas, para tirar maior partido destas novas oportunidades, é fundamental que exista flexibilidade na alocação de budget e na tomada de decisões para potenciar o valor e eficiência na comunicação das marcas.


É caso para procurar novas oportunidades neste cenário de mudança, enquanto toca de fundo a música” Anxiety “keep on trying me / My anxiety, can’t shake it off of me..”

 

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