Newsletter
Pesquisa
Nota da direção editorial:
O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.
Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.
O estudo revela que a grande
maioria dos portugueses diz recorrer aos motores de busca diariamente para
pesquisar informação.
De todos os conteúdos que podem
ser pesquisados através dos motores de busca, os de atualidade e utilidade são os
mais procurados pelos portugueses. É esta uma das principais conclusões de um
novo estudo da Google, que veio também mostrar que os mais novos são mais ágeis
a fazer essa pesquisa.
O estudo “Como pesquisam os
portugueses?” veio mostrar que a maioria dos portugueses (61%) usa os motores
de busca para aceder aos meios de comunicação para ler notícias relevantes
sobre a atualidade. Já 43% dos inquiridos diz aceder a esses mecanismos para
obter informação sobre produtos e serviços antes de fazer compras, enquanto
outros 39% diz fazê-lo para encontrar informação útil para tarefas do dia-a-dia
(tutoriais, receitas, localizações, meteorologia, entre outros). Isto numa altura
em que já 85% dos utilizadores inquiridos em Portugal diz utilizar estas
ferramentas diariamente para pesquisar informação.
Se os Baby Boomers são a
geração que mais pesquisa sobre atividades de lazer, a Geração Z é a que
procura mais informação para entretenimento. Ao nível do desempenho
profissional, a Geração X e os Millennials são os mais interessados nesta
temática. Já as utilizadoras do sexo feminino recorrem mais à pesquisa para
facilitar as tarefas do seu dia-a-dia e tomar decisões de compra sobre produtos
ou serviços, enquanto os homens pesquisam mais online para encontrar
informações úteis para o seu desempenho profissional e para o seu
entretenimento.
Outra das conclusões do estudo é
que há gerações que estão mais à vontade com a pesquisa online do que outras.
Os Baby Boomers são a geração que mais desconhece as diferentes dicas de
otimização da pesquisa (72%), seguindo-se a Geração X (61%). Já a Geração Z e
os Millennials são as faixas etárias que manifestam um maior conhecimento – 58%
e 57% revelam que sabem como otimizar a sua pesquisa, respetivamente.
Considerando, assim, que a
maioria dos utilizadores (58%) não conhece truques para otimizar a sua pesquisa
online e quase metade (48%) afirma que gostaria de saber mais sobre como tornar
a sua pesquisa mais eficiente, o estudo veio revelar ainda que dos utilizadores
que dizem conhecer alguns truques nesse sentido, mais de três quartos (77%)
costuma pesquisar por categorias (imagens, vídeos, notícias, tudo…) e 39%
utiliza as aspas (“) para filtrar os resultados.
No que toca aos dispositivos
utilizados para pesquisar na Internet, a maioria dos inquiridos prefere o
computador (59%) ao mobile (33%). Uma vez mais, verificam-se diferenças entre
as várias gerações e entre sexos. 60% da Geração Z e dos Millennials preferem
pesquisar no telemóvel, enquanto 64% dos Baby Boomers pesquisam mais no
computador – uma percentagem que baixa no caso da Geração X (51%). E se a
maioria das mulheres recorre mais ao mobile (53%), a maior parte dos homens
(60%) usa mais o computador para o mesmo efeito.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.