Atualidade e utilidade são os temas mais procurados pelos portugueses

Pesquisa

Através dos motores de busca
Atualidade e utilidade são os temas mais procurados pelos portugueses
24 de Setembro de 2021
Atualidade e utilidade são os temas mais procurados pelos portugueses
Atualidade e utilidade são os temas mais procurados pelos portugueses
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Atualidade e utilidade são os temas mais procurados pelos portugueses
Em destaque
Pub Lateral dentro artigoPub Lateral dentro artigo
Continuar a ler depois do destaque
Em destaque
Pub dentro artigoPub dentro artigo

Nota da direção editorial:

O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.

Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.


O estudo revela que a grande maioria dos portugueses diz recorrer aos motores de busca diariamente para pesquisar informação.


De todos os conteúdos que podem ser pesquisados através dos motores de busca, os de atualidade e utilidade são os mais procurados pelos portugueses. É esta uma das principais conclusões de um novo estudo da Google, que veio também mostrar que os mais novos são mais ágeis a fazer essa pesquisa.


O estudo “Como pesquisam os portugueses?” veio mostrar que a maioria dos portugueses (61%) usa os motores de busca para aceder aos meios de comunicação para ler notícias relevantes sobre a atualidade. Já 43% dos inquiridos diz aceder a esses mecanismos para obter informação sobre produtos e serviços antes de fazer compras, enquanto outros 39% diz fazê-lo para encontrar informação útil para tarefas do dia-a-dia (tutoriais, receitas, localizações, meteorologia, entre outros). Isto numa altura em que já 85% dos utilizadores inquiridos em Portugal diz utilizar estas ferramentas diariamente para pesquisar informação.


Se os Baby Boomers são a geração que mais pesquisa sobre atividades de lazer, a Geração Z é a que procura mais informação para entretenimento. Ao nível do desempenho profissional, a Geração X e os Millennials são os mais interessados nesta temática. Já as utilizadoras do sexo feminino recorrem mais à pesquisa para facilitar as tarefas do seu dia-a-dia e tomar decisões de compra sobre produtos ou serviços, enquanto os homens pesquisam mais online para encontrar informações úteis para o seu desempenho profissional e para o seu entretenimento.


Outra das conclusões do estudo é que há gerações que estão mais à vontade com a pesquisa online do que outras. Os Baby Boomers são a geração que mais desconhece as diferentes dicas de otimização da pesquisa (72%), seguindo-se a Geração X (61%). Já a Geração Z e os Millennials são as faixas etárias que manifestam um maior conhecimento – 58% e 57% revelam que sabem como otimizar a sua pesquisa, respetivamente.


Considerando, assim, que a maioria dos utilizadores (58%) não conhece truques para otimizar a sua pesquisa online e quase metade (48%) afirma que gostaria de saber mais sobre como tornar a sua pesquisa mais eficiente, o estudo veio revelar ainda que dos utilizadores que dizem conhecer alguns truques nesse sentido, mais de três quartos (77%) costuma pesquisar por categorias (imagens, vídeos, notícias, tudo…) e 39% utiliza as aspas (“) para filtrar os resultados.


No que toca aos dispositivos utilizados para pesquisar na Internet, a maioria dos inquiridos prefere o computador (59%) ao mobile (33%). Uma vez mais, verificam-se diferenças entre as várias gerações e entre sexos. 60% da Geração Z e dos Millennials preferem pesquisar no telemóvel, enquanto 64% dos Baby Boomers pesquisam mais no computador – uma percentagem que baixa no caso da Geração X (51%). E se a maioria das mulheres recorre mais ao mobile (53%), a maior parte dos homens (60%) usa mais o computador para o mesmo efeito.

Pub
Horizontal Final do artigoHorizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

Atualidade e utilidade são os temas mais procurados pelos portugueses

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Atualidade e utilidade são os temas mais procurados pelos portugueses

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile