Newsletter
Pesquisa
Morreu aos 91 anos aquele que será para sempre considerado por muitos uma inspiração. O Comendador Rui Nabeiro deixa um legado importante na sociedade e na economia portuguesa. Faleceu no Dia do Pai, ele que é o pai da solidariedade, do espírito de comunidade, da criação de uma marca de rosto humano, da liderança empática e genuína.
“Toda a família Delta está profundamente triste com esta perda e estende as sinceras condolências a todos aqueles que também hoje perderam um grande amigo”, refere a marca em comunicado enviado às redações.
Manuel Rui Azinhais Nabeiro nasceu a 28 de março de 1931, em Campo Maior, distrito de Portalegre. Em 1961 sonhou que era capaz de criar a Delta Cafés, “dando origem a um grupo empresarial que hoje lidera o mercado dos cafés em Portugal” e se encontra “em forte expansão nos mercados internacionais”.
Das muitas entrevistas que deu ao Imagens de Marca há palavras que irão ficar perpetuadas na nossa memória. Acreditou que nasceu com um dom, “com uma atitude diferente dos outros”. Sentiu-se sempre um privilegiado da vida, e de Campo Maior para o mundo, fez crescer o negócio de uma marca que é considerada uma verdadeira Love Brand para os portugueses.
Várias personalidades da sociedade portuguesa já se pronunciaram e prestaram a sua homenagem nas redes sociais.
“O legado do Comendador Rui Nabeiro ultrapassa largamente o papel de empresário exemplar, dentro e fora do país. O seu percurso foi inspirador, pela força, energia e sempre o sonho de fazer acontecer”, refere o Primeiro-Ministro António Costa, na sua conta de Twitter.
“Rui Nabeiro distinguiu-se pelo amor a Portugal e à sua terra de sempre, Campo Maior, que serviu como autarca e cidadão. Foi um dos maiores e melhores empresários portugueses, muito atento aos direitos dos seus trabalhadores. Permanecerá na memória de todos”, escreve Augusto Santos Silva, Presidente da Assembleia da República.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, escreveu que “Rui Nabeiro foi um precursor, construiu uma marca global, como há poucas no nosso país, mantendo sempre a sede e o coração da sua atividade em Campo Maior, terra onde nasceu e onde deixa um generoso legado. Num tempo económica e socialmente desafiante, o exemplo de Rui Nabeiro, na sua preocupação social e participação cívica, com a comunidade e com o país, devem ser um exemplo e uma inspiração para todos quantos podem devolver à sociedade um pouco daquilo que esta lhes deu”.
A Brands Community, comunidade nascida para empoderar as marcas, empresas e pessoas, e da qual era Embaixador Honorário, também já reagiu com um vídeo de homenagem relembrando que o Comendador era “um incontornável exemplo e inspiração como homem e empresário. Prometemos seguir a marcha e levar esta comunidade cada vez mais longe”.
Considerado um visionário, será sempre a inspiração da Delta Cafés que, em comunicado, refere estar empenhada em “continuar o seu legado e honrar a sua visão, continuando a produzir o melhor café do mundo, apoiando as comunidades locais e promovendo a sustentabilidade”.
Deixou em cada um de nós a sua marca. E com ela vai continuar a inspirar o negócio e diferentes gerações.
“Quem semeia colhe, quem distribui recebe”. Uma verdadeira lição de vida. Até Sempre, Sr. Comendador!
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.