Newsletter
Pesquisa
Momento de comunicação da empresa tecnológica torna-se viral após polémica com o CEO e diretora de RH num concerto dos Coldplay.
A empresa tecnológica norte-americana Astronomer contratou a Maximum Effort, agência do ator Ryan Reynolds, para produzir uma campanha que usasse o escândalo que envolveu o ex-CEO Andy Byron e a diretora de recursos humanos Kristin Cabot como tentativa de virar a página. O episódio, amplamente divulgado nas redes sociais, ocorreu durante um concerto dos Coldplay, quando ambos foram apanhados pelas câmaras num clima aparentemente mais íntimo.
A escolhida para estrelar o filme de 60 segundos, publicado na conta da empresa na rede social X, foi Gwyneth Paltrow — que foi casada com Chris Martin, vocalista dos Coldplay, durante mais de dez anos. No vídeo, a atriz apresenta-se como “porta-voz temporária” da Astronomer. Com um tom leve e irónico, responde às “perguntas mais comuns” dirigidas à empresa nos últimos tempos.
A primeira questão, apresentada no ecrã como legenda, diz: “OMG! What the actual f*?” (“Oh meu Deus! Mas que raio foi isto?”, em português), ao que Paltrow responde: “Sim, a Astronomer é o melhor local para executar Apache Airflow… é emocionante saber que muitas pessoas se interessaram tão repentinamente pela automatização do fluxo de dados”.
A seguir, é-lhe perguntado como se está a “aguentar” a equipa de redes sociais após o vídeo viral, ao que Paltrow responde apenas, no mesmo tom humorístico, que ainda há lugares disponíveis para o evento da empresa chamado “Beyond Analytics”, a realizar-se em setembro. O vídeo termina com Paltrow a agradecer o interesse na Astronomer e a afirmar que esta regressará agora “ao que faz melhor”, que “é entregar resultados satisfatórios aos consumidores”.
"Vídeo inteligente” que aproveitou o momento
Jordan Greenaway, CEO da agência de relações públicas Profile, citado pela BBC News,
considera a estratégia da Astronomer bem pensada: “É um vídeo realmente inteligente”. “Toda a gente ouviu falar deste escândalo, toda a gente viu o vídeo. Mas se perguntasses a alguém na rua quem era o CEO da Astronomer, diriam ‘o tipo do vídeo dos Coldplay’. Se perguntasses o que a empresa faz, diriam algo como ‘é uma empresa de tecnologia qualquer’.” Na opinião de Greenaway, o escândalo não atinge a qualidade do produto, pelo que não deverá causar danos significativos à empresa.
O objetivo da Astronomer terá sido aproveitar a atenção mediática para se dar a conhecer junto do grande público. “Há profissionais de RP que recorrem ao humor para ultrapassar crises. Nem sempre resulta. Mas, neste caso, a Astronomer decidiu mergulhar de cabeça — e isso pode ser eficaz quando a crise é tão pública que não pode ser ignorada”, acrescentou.
Contexto
Recorde-se que Andy Byron e Kristin Cabot foram ‘apanhados’ pelas câmaras do Gillette Stadium, em Massachusetts, Estados Unidos, a 16 de julho, durante um concerto dos Coldplay. O momento, que mostrava ambos em clima de proximidade, foi transmitido no ecrã gigante, tendo as imagens se tornado virais nas redes socias após terem sido captadas e partilhadas por um espectador do concerto. O próprio Chris Martin comentou, do palco: “Ou estão a ter um caso, ou são apenas muito tímidos”.
Dois dias depois, a empresa publicou uma declaração na rede social X: “A Astronomer está comprometida com os valores e cultura que nos orientam desde a fundação. Espera-se que os nossos líderes definam o padrão tanto na conduta como na responsabilidade”. Na mesma nota, foi anunciada uma investigação formal.
Byron apresentou a demissão pouco depois. Kristin Cabot também deixou o cargo.
Interesse disparou e empresa decidiu tirar proveito
Desde a divulgação do vídeo, o interesse na Astronomer aumentou exponencialmente. Alguns relatos não confirmados indicam um crescimento de 15.000% no tráfego do site da empresa, realça a BBC News.
Fundada em 2018, a Astronomer especializa-se na gestão de fluxos de dados com Apache Airflow e na integração de serviços com inteligência artificial. A empresa afirma ter colaborado com gigantes como Apple, Ford e Uber, segundo o Wall Street Journal.
Pete DeJoy, cofundador e diretor de produto, assumiu o cargo de CEO interino. No LinkedIn, escreveu: “O destaque tem sido invulgar e surreal e, embora nunca desejássemos que acontecesse desta forma, a Astronomer é agora um nome conhecido”.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.