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A relação dos cidadãos com
as redes sociais sofreu uma “transformação irreversível” nos últimos meses,
segundo um relatório da agência We Are Social.
O estudo “Think Forward 2021” reconhece o papel que estas
plataformas desempenharam num ano marcado fortemente pela pandemia da Covid-19
e aponta seis tendências-chave que vão marcar o ritmo das redes sociais no
próximo ano:
1. A vida simples:
Com a pandemia, as pessoas passaram a reavaliar aquilo que é
o mais importante para elas, dando mais atenção aos prazeres da vida e
reconsiderando o papel das redes sociais. Neste aspeto, o relatório destaca o
crescimento de comunidades como a “Gardening TikTok”, onde os utilizadores
partilham conselhos e truques de jardinagem.
2. Ativismo:
O ativismo tem vindo a ser reforçado e as comunidades
globais deram-se conta de que o poder que exercem podem traduzir-se em mudanças
tangíveis offline. Neste sentido, existem cada mais pessoas que se informam
sobre temas relacionados com a justiça social através do Instagram. Também
destaca a iniciativa #PullUpOrShutUp da UOMA Beauty, que pede às marcas para
serem transparentes sobre a sua diversidade ao nível interno.
3. Proximidade:
A crença de que os ecrãs e as redes sociais têm um impacto
negativo nas nossas relações offline está a desvanecer-se. Neste ponto, o
estudo dá destaque ao Facebook, que recentemente atualizou um conjunto de
reações com o emoji “care” para facilitar as interações online e conferir-lhes
um caráter de proximidade.
4. Referências nas quais podemos confiar:
As pessoas estão a mostrar-se cada vez mais exigentes em
relação a quem seguem e porque seguem. Os profissionais médicos que
democratizam a informação estão a tornar-se muito populares como especialistas
em campos específicos, lutando contra a informação que é veiculada de forma
errada. O relatório realça o papel do Dr. Anthony Fauci, especialista em saúde
pública nos Estados Unidos, que alcançou uma grande popularidade entre várias
comunidades durante a pandemia.
5. Plataformas independentes:
2020 mudou a forma como os cidadãos se relacionam com as
redes sociais. As pessoas utilizam agora ferramentas antigas para novos
propósitos, expandindo o seu papel na vida diária. Jogos, como o Fortnite ou
Animal Crossing, transformaram-se em lugares de encontro, e o conteúdo em
direto nas redes sociais converteram-se em verdadeiros eventos durante o
confinamento.
6. Criatividade Open Source:
Hoje os utilizadores não interagem apenas com o conteúdo das
redes sociais, mas também usam estas plataformas para “cocriar”, especialmente
em redes como o TikTok, que promovem a criatividade comunitária.
De acordo com o estudo, em 2021 as pessoas vão continuar a
reavaliar a o papel que estas plataformas desempenham nas suas vidas,
reconsiderarão as fontes com as quais interagem e voltarão a aprender a usar as
redes sociais com as tendências-chave já mencionadas.
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