As tendências que vão marcar as redes sociais em 2021

Pesquisa

Estudo
As tendências que vão marcar as redes sociais em 2021
9 de Novembro de 2020
As tendências que vão marcar as redes sociais em 2021
As tendências que vão marcar as redes sociais em 2021
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
As tendências que vão marcar as redes sociais em 2021
Francisco Branco
Jornalista e Coordenador Brands Channel
Em destaque
Pub Lateral dentro artigoPub Lateral dentro artigo
Continuar a ler depois do destaque
Em destaque
Pub dentro artigoPub dentro artigo

Nota da direção editorial:

O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.

Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.


A relação dos cidadãos com as redes sociais sofreu uma “transformação irreversível” nos últimos meses, segundo um relatório da agência We Are Social.


O estudo “Think Forward 2021” reconhece o papel que estas plataformas desempenharam num ano marcado fortemente pela pandemia da Covid-19 e aponta seis tendências-chave que vão marcar o ritmo das redes sociais no próximo ano:


1. A vida simples:


Com a pandemia, as pessoas passaram a reavaliar aquilo que é o mais importante para elas, dando mais atenção aos prazeres da vida e reconsiderando o papel das redes sociais. Neste aspeto, o relatório destaca o crescimento de comunidades como a “Gardening TikTok”, onde os utilizadores partilham conselhos e truques de jardinagem.


2. Ativismo:


O ativismo tem vindo a ser reforçado e as comunidades globais deram-se conta de que o poder que exercem podem traduzir-se em mudanças tangíveis offline. Neste sentido, existem cada mais pessoas que se informam sobre temas relacionados com a justiça social através do Instagram. Também destaca a iniciativa #PullUpOrShutUp da UOMA Beauty, que pede às marcas para serem transparentes sobre a sua diversidade ao nível interno.


3. Proximidade:


A crença de que os ecrãs e as redes sociais têm um impacto negativo nas nossas relações offline está a desvanecer-se. Neste ponto, o estudo dá destaque ao Facebook, que recentemente atualizou um conjunto de reações com o emoji “care” para facilitar as interações online e conferir-lhes um caráter de proximidade.


4. Referências nas quais podemos confiar:


As pessoas estão a mostrar-se cada vez mais exigentes em relação a quem seguem e porque seguem. Os profissionais médicos que democratizam a informação estão a tornar-se muito populares como especialistas em campos específicos, lutando contra a informação que é veiculada de forma errada. O relatório realça o papel do Dr. Anthony Fauci, especialista em saúde pública nos Estados Unidos, que alcançou uma grande popularidade entre várias comunidades durante a pandemia.


5. Plataformas independentes:


2020 mudou a forma como os cidadãos se relacionam com as redes sociais. As pessoas utilizam agora ferramentas antigas para novos propósitos, expandindo o seu papel na vida diária. Jogos, como o Fortnite ou Animal Crossing, transformaram-se em lugares de encontro, e o conteúdo em direto nas redes sociais converteram-se em verdadeiros eventos durante o confinamento.


6. Criatividade Open Source:


Hoje os utilizadores não interagem apenas com o conteúdo das redes sociais, mas também usam estas plataformas para “cocriar”, especialmente em redes como o TikTok, que promovem a criatividade comunitária.


De acordo com o estudo, em 2021 as pessoas vão continuar a reavaliar a o papel que estas plataformas desempenham nas suas vidas, reconsiderarão as fontes com as quais interagem e voltarão a aprender a usar as redes sociais com as tendências-chave já mencionadas.

 

Pub
Horizontal Final do artigoHorizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

As tendências que vão marcar as redes sociais em 2021

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

As tendências que vão marcar as redes sociais em 2021

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile