Newsletter
Pesquisa
Pode até nem parecer, mas as ruas iluminadas e as decorações das lojas e centro comerciais relembram-nos que 2019 está a terminar.
Um novo ano se avizinha e como não podia deixar de faltar, há novas tendências para 2020. Quem o diz são responsáveis de marketing e CEO´s que, juntamente com a Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, lançaram um e-book dedicado aos desafios do setor para o próximo ano.
Entre as principais tendências está o “Back to Basics”, ou seja, a procura pelo natural, que se volte a saber fazer perguntas e, em função das respostas, se consiga definir um caminho com liberdade de pensamento, espírito crítico e ousadia criativa.
Já o “Substituir Consumidor por Pessoa” significa que o target deixou de ser o consumidor e passaram a ser as pessoas. “As marcas não podem ter a pretensão de falar para toda a gente, mas toda a gente pode ouvir o que elas dizem, o que não é a mesma coisa”.
Há ainda o “Customer Centric Marketing”, que pressupõe uma centralização da estratégia organizacional do cliente, a “Híper Personalização”, o “Brand Cirúrgico – o novo poder nas vendas e na internacionalização” ou o “Marketing de Relacionamento”, que implica acompanhar de perto o cliente, entender o modo como trabalha e conhecer as suas necessidades.
Estas são algumas das tendências que vão marcar o próximo ano mas que estão disponíveis gratuitamente através do site da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa. Vão estar ainda em debate na 8ª edição do Bootcamp Marketing Digital, que se realiza no dia 3 de dezembro, na Câmara de Comércio. O momento vai contar com a presença de cerca de 30 oradores, especialistas em tendências, estratégias e ferramentas.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.