As principais tendências no consumo de luxo

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As principais tendências no consumo de luxo
29 de Julho de 2021
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As principais tendências no consumo de luxo
Francisco Branco
Jornalista e Coordenador Brands Channel
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O mercado do luxo está a recuperar gradualmente do impacto provocado pela crise em 2020 e estima-se que voltará aos níveis anteriores à pandemia em 2022.

 

Este impulso deve-se sobretudo aos consumidores norte-americanos, cujas compras de luxo aumentaram mais rapidamente do que aquilo que era previsto.


Os compradores chineses também têm tido influência nesta recuperação do setor. Outro dos motores de crescimento são os Millennials e a Geração Z, que irão representarão cerca de 60% do total de consumidores em 2025.


Estes são alguns dos resultados do estudo “True-Luxury Global Consumer Insight 2021”, realizado pela Boston Consulting Group e Altagamma, que analisa as tendências de consumo de luxo, através de um inquérito realizado a 12 mil pessoas nos países que mais gastam em produtos de luxo (Estados Unidos, Reino Unido, Itália, França, Alemanha, Brasil, China, Japão, Coreia do Sul e Rússia, bem como Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita).


A crescente virtualização do luxo, a polarização de valores entre os estilos ocidental e oriental e a omnicanalidade são algumas das tendências que se destacam no estudo.


De seguida deixamos-lhe as principais:


- O coronavírus fez com que o desejo por luxo aumentasse. As expectativas para os gastos dos consumidores neste segmento nos próximos 12 meses são, de uma forma geral, positivas.


- As gerações Millennials e a Geração Z, que terão um grande peso, olham para o futuro com otimismo.


- Os europeus estão cautelosos com os gastos internos e mais pessimistas com os gastos externos. No entanto, os consumidores norte-americanos e chineses destacam-se pelo seu positivismo nos próximos 12 meses.


- A digitalização do luxo pode oferecer uma grande oportunidade adicional de fluxo de receita para as marcas, nomeadamente o gaming. 39% dos consumidores afirma ter conhecimento da existência de jogos virtuais online nos quais participam empresas de luxo. 55% deles revela ter comprado itens no jogo e 86% afirma ter adquirido posteriormente a versão física.


- O ecossistema de distribuição está a ser reajustado em direção a uma experiência omnicanal contínua que integra o online e offline. Em 2020, 46% dos consumidores de luxo finalizou as suas compras na loja e 30% deles tinha pesquisado anteriormente na internet.


- Promoção de ‘livestreaming’. A interatividade torna este tipo de experiência um êxito. Nos Estados Unidos, em particular, estima-se que o potencial de mercado de ‘livestreaming’ chegará aos 25 mil milhões de dólares (mais de 21 mil milhões de euros) em 2023.


- O toque humano e a personalização são muito importantes.


- O propósito e a responsabilidade da marca estão cada vez mais em cima da mesa. Mais de 6 em cada 10 inquiridos dizem que levam as questões de sustentabilidade em consideração ao tomar decisões. Se olharmos para a geração Y e a Geração Z, o número sobe para 7.

 

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