Newsletter
Pesquisa
Nota da direção editorial:
O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.
Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.
Nos últimos anos, e
particularmente durante a crise da Covid-19, o número de utilizadores que
realizam as suas compras através da internet cresceu significativamente. Apesar
do ano passado ter sido duro para o retalho, as vendas online a nível global
cresceram 27,6% até superarem os 4 mil milhões de dólares.
Os dados são da eMarketer, empresa de estudos de mercado que
em plena pandemia previu um crescimento do e-commerce à volta dos 16,5%.
Previsões que ficaram abaixo dos resultados alcançados. Ainda que as vendas
totais do setor do retalho em todo o mundo tenham diminuído cerca de 3% no ano
passado, a verdade é que o comércio eletrónico demonstrou estar numa fase de
grande pujança.
E tudo aponta para que os hábitos adquiridos em 2020
continuem nos próximos meses. “Antecipamos que os consumidores vão manter
muitos dos seus novos comportamentos digitais em 2021”, afirmou Ethan
Cramer-Flood, redator da eMarketer e autor do relatório “Global Ecommerce
Update 2021”.
O especialista, no entanto, afirma que com o grande
crescimento registado em 2020 e com um ano completo de comércio físico
“relativamente normalizado”, a taxa de crescimento em 2021 deverá
“desacelerar”, apesar do constante entusiasmo pelo comércio eletrónico.
Concretamente, segundo as previsões da companhia o crescimento do e-commerce
deverá ser de 14,3% (mais 611 mil milhões de dólares), abaixo dos 20,2%
registados em 2019 e dos 27,6% em 2020.
Ainda assim, apesar desta desaceleração, o auge do comércio
eletrónico é evidente. Em 2018, há apenas 3 anos, as vendas online em todo o
mundo não ultrapassavam os 3 mil milhões de dólares. Em 2020 superaram os 4 mil
milhões, em 2022 deverão alcançar os 5 mil milhões e em 2024 a previsões é que
superem mesmo os 6 mil milhões de dólares.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.