ghost image socials
A opinião de Joana Carravilla
As parcerias como a chave para o crescimento das empresas
20 de setembro de 2019
Image
Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
As parcerias como a chave para o crescimento das empresas
Joana Carravilla
Country Manager Iberia da Elife

O solipsismo não é um conceito que abone a favor de ninguém, muito menos das empresas e das suas respetivas marcas, cujos macro e microambientes se constroem de diferentes níveis de circunstâncias (económicas, políticas, culturais, etc.) e stakeholders. A noção de que o desenvolvimento de sinergias e parcerias é essencial para o sucesso das marcas não é novo, no entanto nem sempre é valorizado o suficiente.

De acordo com um estudo recente da Forrester Consulting, as parcerias são a chave para o crescimento das receitas das empresas. A pesquisa – feita através de um questionário online a responsáveis por programas de parcerias de 454 empresas – sublinha, entre outras questões, que as empresas com elevado grau de maturidade no desenvolvimento de programas de parcerias conseguem que as receitas cresçam quase duas vezes mais rápido do que aquelas que não têm este tipo de programas tão desenvolvidos. Além disso, estas empresas apresentam uma maior probabilidade de corresponder, e até exceder, as expectativas dos seus stakeholders nas suas metas de negócios.

Quando falamos em parcerias, podemos mencionar inúmeros tipos de programas e estratégias, porém vou focar esta minha análise naquelas que se podem estabelecer com os influenciadores. Com a massificação das redes sociais e o surgimento dos criadores de conteúdos, o conceito de influenciador foi-se introduzindo nas estratégias das marcas. Na sua essência, o sucesso dos influenciadores é elementar: fazem uso da recomendação humana, ou do word of mouth. Comparada com a publicidade, este tipo de estratégia continua a ser a mais eficiente porque as pessoas confiam mais em outras pessoas do que nas marcas.

No entanto, quando implementadas, muitas parcerias com influenciadores não correm como esperado pelas marcas. Quais serão então os segredos para planear de forma mais estratégica e eficaz um programa de parceria com influenciadores digitais?

Em primeiro lugar, é essencial ouvir a marca e fazer um mapeamento dos seus objetivos e expectativas. A escolha dos influenciadores depende sempre do estado de maturidade da empresa e do que se pretende atingir: notoriedade/inspiração, interesse/desejo no produto, advocacia/conversão. Identificados este KPI’S, é muito importante que a escolha dos influenciadores com quem se pretende estabelecer a parceria seja feita à medida, evitando recorrer a listas pré-feitas ou contactando apenas aqueles que já são muito reconhecidos no meio. É necessário fazer uma pesquisa manual, explorando relações de proximidade com o estilo de conteúdo que o influenciador já trabalha, assim como as necessidades da marca.

O passo seguinte é então estabelecer uma metodologia de cocriação, com o intuito de estabelecer um relacionamento de maior proximidade entre marcas e influenciadores, através da idealização da campanha em conjunto. Desta forma, é possível garantir a liberdade do influenciador para a criação de conteúdo, porém a marca consegue imprimir a sua autenticidade. É essencial que exista a definição de objetivos em conjunto, logo no início da parceria, e que, ao longo do processo, se faça a análise dos resultados. Este controlo e avaliação das estratégias é crucial para que também seja possível perceber quais são as expectativas do consumidor e, caso seja necessário, fazer o ajuste das mensagens em futuros momentos.

O marketing de influência digital é, sem dúvida, uma ferramenta poderosíssima. Trata-se de um mercado em franca expansão e que, mesmo apresentando inúmeros desafios às marcas, permite alcançar resultados muito interessantes. É necessário que as marcas compreendam todo o potencial que este tipo de parcerias poderá representar para o seu negócio e que as estratégias sejam cada vez mais rigorosas, evitando o tipo de contacto que passa, muitas vezes, apenas pelo envio de produtos e de um briefing, sem haver um diálogo e um acompanhamento junto do influenciador.

Artigos Relacionados

Este fim de semana, SIC Notícias
24 de setembro de 2020
Pessoas & Lugares
Community promoveu Inspiring Moment
24 de setembro de 2020
Pessoas & Lugares

fechar

fechar

Subscreva a nossa newsletter e receba os temas e as notícias que são realmente importantes para si

Imagens de Marca Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.

Empower Brands Community Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.

fechar

X

Faça parte da nossa comunidade!

A comunicação positiva e o jornalismo inspirador nunca foram tão relevantes para a gestão da sua empresa. Apoie a produção dos nossos conteúdos e dos nossos projetos fazendo parte de uma comunidade que promove o conhecimento, o valor das marcas e a economia sustentável.


Saiba como se tornar membro ou subscritor. Seja bem-vindo à Empower Brands Community e ao Imagens de Marca.

SUBSCREVER

Obrigado, consulte o seu email.