Newsletter
Pesquisa
Fake News foi tema de debate num painel que envolveu o jornalista Vitor Norinha, Uriel Oliveira, vice-presidente da Cision Portugal, Colleen Moffitt co- fundadora da Communiqué PR, e João Pina, diretor tecnológico da Meshapp.
Um novo modelo de negócio assente no financiamento por parte de Fundações pode ser o caminho para Vitor Norinha, para se voltar a ter um jornalismo rigoroso e adulto. Pois o modelo de financiamento anterior mostra-se incapaz de sustentar os meios e redações com jornalistas com experiência.
As "fake news " numa visão geral, são uma consequência de um consumo de informação que os meios digitais criaram: informação rápida e pouco aprofundada. Porque o leitor já não procura verificar ou questionar o que lê.
Colleen, realçou a importância das agências de comunicação identificarem os meios que são credíveis para passar a informação dos clientes, evitando colocar as suas marcas em órgãos de comunicação social que não tenham boa reputação.
João Pina e Uriel Oliveira acreditam que as "fake news" só se podem combater com a ajuda do Google e Facebook que as ajudam a disseminar. Nesta altura as leis que estão a ser criadas para limitar a ação destes gigantes digitais acaba por contrariar esta possibilidade.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.