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Uma marca de economia circular, um projeto de responsabilidade social, e uma iniciativa de educação ambiental foram os grandes vencedores da 11ª edição dos Prémios Terre de Femmes, da Fundação Yves Rocher.
A iniciativa pretende apoiar e dar visibilidade a projetos de mulheres portuguesas na área do ambiente, no qual se comprometem a apresentar soluções sustentáveis e a trabalhar diariamente para uma pegada ecológica mais positiva.
Helena Antónia Silva, com o projeto “Vintage for a Cause” foi a grande laureada desta edição, tendo arrecadado um donativo no valor de 10 mil euros. A empreendedora criou uma marca que reutiliza o desperdício de têxtil e roupa usada para criar designs exclusivos, em colaboração com diferentes designers, de forma a minimizar o impacto da indústria da moda no ambiente.
Além da vertente sustentável, o projeto conta ainda com uma componente social já que pretende preencher a lacuna existente nas atividades ocupacionais que são oferecidas às mulheres que estão fora da vida ativa e que não se sentem enquadradas nas respostas tradicionalmente oferecidas.
Desde o inicio do projeto, em 2012, a Vintage for a Cause já contribuiu para uma poupança de cerca de 1000 kg de desperdício têxtil, 3 milhões litros de água e 7 mil kg de dióxido de carbono. Com o Prémio Terres de Femmes pretendem criar uma pop up store que contemple workshops de sensibilização.
Mariana Valério, do projeto Bô Energia, foi a segunda classificada. A ideia é criar uma solução energética para São Tomé e Príncipe através da produção e comercialização de briquetes. Já Ana Pêgo, terceira classificada, pretende promover a educação ambiental para a literacia dos oceanos através do projeto Plasticus Maritimus.
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