As mudanças no marketing na “verdadeira rentrée”

Pesquisa

A opinião de Alberto Rui
As mudanças no marketing na “verdadeira rentrée”
16 de Setembro de 2021
As mudanças no marketing na “verdadeira rentrée”
As mudanças no marketing na “verdadeira rentrée”
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
As mudanças no marketing na “verdadeira rentrée”
Alberto Rui Pereira
CEO IPG Mediabrands Portugal

Nota da direção editorial:

O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.

Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.


Finalmente, chegou setembro e o fim da “silly season”. Traz o regresso ao normal que se espera que seja muito mais que o “novo normal”, o recomeço de um novo período que traz consigo todo o simbolismo de ser o último deste ano, o otimismo na recuperação a todos os níveis e a esperança de que em breve tudo será diferente.


E, se tudo correr como está previsto, as pessoas, as empresas, e a sociedade podem olhar de facto para a frente e moldar o seu futuro. Assim, à medida que se recuperam os negócios, as viagens, os restaurantes e os locais de entretenimento, a confiança cresce, o mesmo se prevendo também com os gastos e as “compras de vingança”.

 

As mudanças trouxeram uma onda de inovação num mundo que se tornou rapidamente digital. Impulsionaram uma nova geração de empresários, reconfiguraram as operações das empresas, aceleraram a digitalização e os ganhos de produtividade digitais, provocaram mudanças nos comportamentos de compra que alteraram profundamente, e talvez para sempre, os negócios de consumo, criaram disrupção na comunicação das marcas e no consumo de media, anteciparam a chegada do futuro do trabalho, que se tornou mais remoto e “reskilling”, e deram um novo significado ao termo flexibilidade.

 

Neste contexto, os comportamentos alteraram-se e afetaram os hábitos de consumo de media, originando um crescimento na quantidade de conteúdos que assistimos. Mais tempo em casa significou mais tempo para dedicar aos media, sobretudo digital e televisão.  A divisão tradicional do tempo diário em trabalho, casa e tempo livre perdeu a importância e o impacto do consumo de media passou a ocorrer no tempo híbrido, que se tornou uma nova variável crítica no consumo de media e na “economia da atenção”. Implicitamente, os consumidores tornaram-se mais dependentes dos media para entretenimento, informação e conexão social, uma tendência que provavelmente deverá manter-se. No mundo dos media, TVs conectadas, smartphones e social media, receberam os maiores aumentos de consumo a nível global, redefinindo o valor e as regras da complexa “economia da atenção”.

 

E agora que entrámos na rentrée, como vai ser? Pois bem, à medida que o comportamento do consumidor continua a evoluir, emergimos num novo cenário de media. O sistema híbrido de casa-trabalho, irá certamente impactar o consumo de media e conduzir a um equilíbrio entre a informação e o entretenimento tanto “in-house” como “out-of-home”.  Não obstante uma inevitável redução dos meios mais “caseiros”, houve hábitos que vieram para ficar. As pessoas estão a desfrutar de mais opções pagas e gratuitas de serviços de streaming de vídeo e música, a optar pelo e-commerce, o gaming está a crescer, mais pessoas de todas as gerações estão a voltar-se para o social media para receber entretenimento e informação.


Mas não é tudo. O consumo dos media digitais encontra-se em nítida aceleração, mas também outros meios deverão recuperar no próximo trimestre, como o outdoor e a rádio. O regresso ao normal terá impacto na movimentação das pessoas, no trânsito, no tempo de espera, provocando aumento nos níveis de impaciência e maior necessidade de entretenimento nesses tempos mortos.


Com o levantamento das restrições da Covid-19 e o controlo da pandemia, também se espera que a economia dos eventos ao vivo, ou “experience economy” saia gradualmente do seu purgatório pandémico. A predisposição para os eventos presenciais ao vivo - concertos, teatros, cinema, eventos desportivos – deverá aumentar e contribuir, dia após dia, para a criação de um momentum que muitos já antecipam como uma “era estrondosa” para este negócio em 2022.


Aguarda-se com expetativa que a “verdadeira rentrée” traga ainda grande parte da diversão, cultura e vida social que definem a vida urbana, e junte novamente as pessoas em comunidade, com maior frequência, no espaço exterior. E, as cidades também já começaram a devolver o espaço público aos cidadãos. Adaptaram-se durante o confinamento, apostando na sustentabilidade, mobilidade, espaços verdes e projetos sociais (infraestruturas para ciclistas, zonas pedonais ampliadas, parque automóvel mais elétrico, parques e jardins e novos espaços ao ar livre para desfrutar a cidade). Um novo contexto que vai trazer certamente impacto ao mercado do mobiliário urbano que tem fortes oportunidades para surgir renovado, e o desafio de crescer em criatividade e disponibilização de novos produtos.


Assim sendo, setembro é o início de um novo comportamento do consumidor que deve significar um novo comportamento de marketing. E que já provou a sua resiliência durante o período que atravessámos desde 2020 até agora. Descobriram-se outras formas de definir estratégias, ajustar mensagens, novos processos de criar conteúdos, canais diferentes para comunicar com os vários públicos, de pôr a relevância da comunicação em perspetiva, tornando o papel do marketing mais expansivo e com propósito.


Em suma, não vale a pena olhar para trás com nostalgia, são as mudanças que tornam o marketing vivo e dinâmico. Devemos saber aproveitar esta oportunidade para reforçar o papel do marketing na reconstrução da sociedade e ajudar as marcas a regressar em força e a se envolverem com os clientes em níveis mais elevados do que nunca. É isso que esperamos na “verdadeira rentrée”!


Artigos Relacionados

A carregar...

fechar

As mudanças no marketing na “verdadeira rentrée”

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

As mudanças no marketing na “verdadeira rentrée”

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile