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A Nike encabeça pelo sétimo ano consecutivo a lista das marcas têxteis mais valiosas do mundo elaborado pela consultora Brand Finance.
Com um valor de marca de 25,918 milhões de euros, a marca
desportiva está largamente à frente da Gucci, Louis Vuitton, Adidas e Chanel,
que ocupam as restantes posições do Top 5. Muito por causa da pandemia, várias
marcas registaram uma quebra no seu valor de marca.
A líder Nike, por exemplo, apesar de continuar no topo,
apresenta uma descida no seu valor de 17,5%. Ainda que tenha sido obrigada a
encerrar a maior parte das suas lojas na América do Norte, EMEA e Ásia
Pacífico, a Nike compensou as suas perdas com um aumento das vendas online, que
quase duplicou na Europa, Médio Oriente e África.
A Zara (que se encontra em sexto lugar), como uma diminuição
de 14,9%, a Bershka, com uma quebra de 24,1%, e a Pull & Bear, com uma
descida de 21,5%, foram as marcas do grupo espanhol Inditex que mais sofreram
no ano passado.
A Espanha é, de resto, o quinto país a contribuir para este
ranking mundial atrás dos Estados Unidos, França, Itália e Alemanha. A Coreia
do Sul, com a Fila, é a nação que mais aumenta a sua contribuição, com um
crescimento de 59%.
A Fila é mesmo a marca que mais aumentou o seu valor,
subindo 17 postos no ranking. O Reino Unido, por outro lado, é o país que
regista uma maior quebra, ao assistir a uma descida de 30% no valor de marca da
Burberry e de 10,5% no valor da Next.
Veja de seguida o Top 10 da lista elaborada pela Brand
Finance:
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