Newsletter
Pesquisa
Faça parte do futuro do Imagens de Marca
O rigor, a relevância e a criatividade estão
presentes nos conteúdos que disponibilizamos sem restrições, porque o
jornalismo é um veículo fundamental para a economia do país.
Apoie a missão de empoderamento das marcas,
das empresas e das pessoas: faça parte da nossa comunidade.
Desde o dia 24 de fevereiro que o mundo assiste
a um conflito militar que muitos dificilmente imaginariam que pudesse acontecer
em pleno século XXI. A Rússia invadiu a Ucrânia e desde então o mundo inteiro
tem sentido os efeitos da guerra encetada por Vladimir Putin.
No último mês, a ofensiva provocou uma crise humanitária sem
precedentes e tem tido um impacto direto na economia global. Segundo o
Eurostat, em Março, a taxa de inflação na zona euro disparou 7,5%, o que representa
um máximo histórico desde que foi criada a união monetária. Em Portugal, também
se registou o valor mais elevado de inflação em quase 30 anos: 5,3%. A subida
dos preços da energia foi o principal fator a impulsionar estes números e tem
consequências diretas nas vidas de todos nós. É por isso que nesta emissão importa
começar por perceber qual o impacto do conflito na economia, nas empresas e na
sociedade portuguesa.
Logo depois olhamos para a forma como as marcas têm vindo
a responder à situação de emergência social no leste europeu, apoiando, através
de diversas campanhas e ações de solidariedade, os cidadãos que tiveram de
fugir da guerra. É o caso da EDP, Continente e Randstad.
E ao nível da
comunicação como é que as marcas se têm vindo a posicionar relativamente a este
conflito? Se é verdade que nos últimos anos temos assistido a um “marcar de posição” por parte
de várias empresas que se fizeram ouvir em prol de diferentes movimentos como o
Me Too, Black Lives Matter ou até mesmo a inclusão e diversidade, agora, num
momento como este que é mais delicado, com o mundo em tensão e grande
instabilidade, deverão as marcas tomar posições? Quando devem ou não assumir
falar? A nossa equipa foi ouvir a opinião de alguns especialistas da área do
marketing.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.