ghost image socials
A opinião de Pedro Machado
As férias do Presidente
6 de setembro de 2018
Image
Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
As férias do Presidente
Pedro Machado
Presidente da Entidade Regional Turismo do Centro de Portugal

De uma forma simplista, poderemos defender que a promoção eficaz de um destino turístico implica termos: um destino, uma marca forte, produto estruturado, estabelecimento de parcerias/ trabalho em rede, e um plano de comunicação e promoção, firmemente alicerçados em meios financeiros e humanos.

Há, no entanto, um fator que é fundamental em todo este processo: as pessoas. Com a globalização, o desenvolvimento de novas tecnologias, as redes sociais, facilmente alguém se torna um opinion maker, um influenciador, um sério promotor turístico. É, certo e sabido, que o word-of-mouth, positivo ou negativo, tem tanto ou mais impacto que uma campanha promocional, impactando e influenciando de forma mais profunda a decisão de amigos e familiares no momento da escolha de um destino. A simples partilha da fotografia de um determinado local, acompanhada da legenda “Eu estou aqui”, rematada com um smile é, por vezes, argumento mais do que suficiente para impactar positivamente a decisão futura de alguém visitar ou passar férias nesse mesmo local.

Quando a pessoa em causa é respeitada, popular e uma referência a vários níveis, as suas “sugestões” e “recomendações” assumem outras proporções, tornando-se ainda mais impactante.

É o caso do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que dedicou parte das suas férias de verão, a percorrer, sozinho, alguns locais do Centro de Portugal, tal como se havia comprometido, num passado próximo, com as suas populações. Os locais escolhidos, foram alguns dos concelhos afetados com os incêndios de junho e outubro de 2017, em particular, as praias fluviais. E, esta sua atitude inédita, não passou ao lado dos portugueses. Foi notícia em quase todos os jornais (edição papel e online), nas redes sociais, nos telejornais dos canais de televisão, onde proliferavam as imagens de um Presidente bem-disposto, a mergulhar nas águas límpidas de locais que os portugueses, de uma forma geral, desconheciam. Esta atitude, estas imagens, foram, globalmente, capazes de surpreender de forma positiva, despertar o interesse e motivar a visita.

Aos que (ainda) não conhecem o seu roteiro de Verão, pelas águas límpidas do Centro de Portugal, aqui fica a informação dos sítios que visitou: Praia Fluvial da Cascalheira (Arganil); Praia Fluvial do Porto da Várzea (Vouzela); Praia Fluvial de Nandufe (Tondela); Praia da Bogueira (Lousã); Praia de Nossa Senhora da Graça (Lousã); Praia Fluvial do Vimieiro (Penacova); Praia Fluvial do Reconquinho (Penacova); Praia da Ponte das Três Entradas (Oliveira do Hospital); Praia Fluvial de Avô (Oliveira do Hospital); Praia Fluvial de Peneda/Pêgo Escuro (Góis); Praia Fluvial Ana de Aviz (Figueiró do Vinhos); Praia Fluvial do Pessegueiro (Pampilhosa da Serra); Praia fluvial de Louçainha (Penela); Praia das Rocas (Castanheira de Pera); Praia Fluvial do Mosteiro (Pedrogão Grande).

Um roteiro com o carimbo de qualidade, do Sr. Presidente! :)

A nós, que trabalhamos diariamente, de forma orgulhosa e apaixonada o destino e a marca Centro de Portugal, só nos resta agradecer. E lembrar que, visitar e ficar é ajudar o Centro de Portugal!

Artigos Relacionados

Da CBRE em Portugal e Espanha
13 de novembro de 2018
Pessoas & Lugares
A opinião de Hugo Oliveira
9 de novembro de 2018
Opinião
Sem preconceitos, sem pós-produção
9 de novembro de 2018
Pessoas & Lugares

fechar

fechar

Subscreva a nossa newsletter e receba no seu e-mail as notícias mais quentes da área.

Imagens de Marca Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.

Cristina Amaro Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.