Há várias regras: “utilizar componentes na embalagem facilmente separáveis, preferir as embalagens incolores às coloridas, evitar que os rótulos ocupem mais de 2/3 da embalagem e procurar formatos facilmente desdobráveis ou espalmáveis.”
São alguns dos conselhos partilhados pela Sociedade Ponto Verde na nova plataforma digital da marca, a Ponto Verde Lab uma localização on-line que desafia quem produz ou coloca as embalagens no mercado a apostar na inovação para a reciclagem e maior reciclabilidade de materiais. Há algumas marcas que já se associaram a este caminho para um mundo mais verde, são elas a L’Óreal, aSumol+Compal, a Nestlé, a Unilever, a Danone, a Sonae e a Longa Vida.
A pensar num bem maior, a Sociedade Ponto Verde partilha estas dicas e recomendações de ecodesign e no separador “pack4recycling” – também localizado no Ponto Verde Lab - isto porque a marca entende que respeitando os direitos das embalagens é em conjunto que podemos caminhar para um futuro mais limpo e sustentável. Além da plataforma, a SPV tem também uma equipa dedicada a prestar apoio técnico às marcas, para que apliquem os melhores princípios no desenho e conceção das suas embalagens.