As 7 camadas do Metaverso

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A opinião de Carolina Afonso
As 7 camadas do Metaverso
2 de Fevereiro de 2022
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As 7 camadas do Metaverso
Carolina Afonso
CEO Gato Preto | Professora Universitária ISEG

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A pandemia acelerou o metaveso e o marketing nos ambientes digitais surgiram como uma solução para marcar que procuram novas formas de interação que propiciem um relacionamento próximo com o seu público-alvo.


Segundo as estatísticas, a receita do mundo virtual pode subir para 400 mil milhões em 2025, o que incentiva as marcas e dá-lhes motivos para investir no Metaverso. E é neste contexto que vemos surgir desde plataformas de gaming, a outdoors virtuais ao explosivo mercado de NFTs.


Para entendermos melhor os desafios que o Metaverso traz, é importante irmos um pouco mais além e conhecer por dentro o que é o Metaverso.


Jon Radoff empreendedor, autor e designer de jogos introduz o conceito das 7 camadas do Metaverso.


As 7 camadas do Metaverso

Source: Measuring the Metaverse, Jon Radoff


1. Infraestrutura - Este é o "chão", o "pavimento" do Metaverso. Para que possamos ter objetos 3D, velocidade de processamento e grafismos de qualidade superior é fundamental computação, gráficas dedicadas e potentes, 5G, conectividade de última geração de forma a não comprometer a experiência.

 

2. Interface Humano – O Metaverso pressupõe uma interação aprimorada entre o real e o virtual. Para que esta interação seja possível, os equipamentos funcionarão como uma espécie de porta de acesso ao Metaverso. Para lá de smartglasses, comandos de voz e mobile, outros interfaces estão a ser desenvolvidos, desde luvas a acessórios para os pés, entre outros, para que a experiência no metaverso mimetize as sensações do mundo físico e para que a imersão seja bem conseguida.

  

3. Descentralização - O Metaverso pressupõe para lá do edge computing, o blockchain a funcionar como expoente da descentralização e que inclui as cryptomoedas e cryptoactivos como NFTs, entre outros.

 

4. Computação Espacial - O metaverso abre espaço para o contínuo desenvolvimento das tecnologias de realidade virtual, aumentada e mista, criação e manipulação de objetos 3D bem como interfaces de mapeamento geoespacial. A realidade aumentada  (AR) já tem 1.5 mil milhões de utilizadores, 100 milhões utilizam a AR para comprar, enquanto 74% dos consumidores esperam que a AR seja mais relevante ainda nos próximos 5 anos nas suas vidas.

 

5. Economia de Criação - O Metaverso pressupõe também co-criação. À semelhança de outras plataformas já conhecidas, como o Facebook que disponibiliza a API a developers ou o Youtube que incentiva e faz revenue-share com a sua comunidade de criadores, também o Metaverso para ser bem sucedido pressupõe que exista uma dimensão de "open source" em que se abrem portas à co-criação. Quer através da disponibilização de ferramentas de design como também incentivos à comercialização dos mesmos. Algo que já vemos acontecer na atualidade em jogos como por exemplo o Minecraft em que já existem criadores a desenhar objetos para o jogo e a comercializarem.

 

6. Descoberta - existindo uma audiência, existe também espaço para a monetização via publicidade, reviews, lojas e afins. Por exemplo, o jogo Roblox neste momento já conta com 50 milhões de utilizadores nos EUA, o que faz com que este território seja muito apetecível para as marcas.

 

7. Experiência - Este é o layer de topo é a emoção, a imersão, a vertente social que cativa e atrai o público. O Metaverso é um espaço de gamificação e de entretenimento, em que para se ser bem sucedido há que entender a filosofia do gaming, conhecer os eSports, sentir a adrenalina desta fervorosa comunidade. O Metaverso começou nos jogos. Começou por ser um nicho que entretanto se alargou, mas não nos podemos esquecer da sua essência.

 

Em suma, o Metaverso ainda está numa fase embrionária, até porque para que a sétima camada seja possível, é preciso o “chão” e é precisamente neste território que se situa neste momento a grande batalha entre os gigantes tecnológicos, que estão numa corrida desenfreada para que o “pavimento” dominante seja o seu. Até lá, o Metaverso é o mundo do Gaming e quem quiser ter uma experiência já o pode fazer em jogos como o Roblox, Minecraft ou Fortnite, onde já é possível fazer compras ou assistir a concertos.

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