Newsletter
Pesquisa
Quantas vezes paramos para pensar na forma como a arquitetura pode contribuir para o nosso bem-estar, para a sustentabilidade do planeta ou para o modo como nos relacionamos uns com os outros?
Estas perguntas assinalam o ponto de partida da série documental “Arquitetando o Futuro”. Produzida pelo Brands Channel em parceria com a Margres, a nova série contará com uma primeira temporada de quatro episódios lançados entre julho e novembro e pretende valorizar o papel da arquitetura como motor cultural, social e humano através das histórias e perspetivas de arquitetos portugueses com práticas e filosofias muito distintas, mas com um ponto em comum: a ambição de imaginar um futuro melhor.
O primeiro episódio arranca com Paulo Merlini, arquiteto portuense que coloca o ser humano e a biologia no centro da criação arquitetónica. A sua filosofia criativa “Us is More” coloca as pessoas e o seu bem-estar no centro do trabalho do atelier que fundou, e que hoje, conta com mais dois sócios. Acredita que os espaços devem ser desenhados para servir quem os habita, respeitando a forma como o corpo humano funciona. No primeiro episódio da série essa filosofia é ilustrada com um exemplo concreto: o centro de design e showroom do Covet Group, um edifício assinado pelo Paulo Merlini Architects.
Ao revelar as histórias dos arquitetos que estão a deixar uma marca na arquitetura contemporânea portuguesa, a nova série cria também um espaço de reflexão contínua sobre como vivemos as cidades, como pensamos o território e como a arquitetura pode ser uma resposta aos desafios do presente e do futuro. Através de uma linguagem acessível e visualmente envolvente, cada episódio procura despertar o interesse do público em geral para a arquitetura como um elemento fundamental da qualidade de vida e da construção da identidade coletiva.
Com o patrocínio da Margres, esta série tem curadoria editorial e exibição no Brands Channel, o canal oficial da Brands Community. A Margres, que tem feito um percurso de afirmação junto da comunidades dos arquitetos, vê nesta série uma extensão natural da sua missão.
Para a Margres, esta série é mais do que um projeto de conteúdo, é uma afirmação de identidade.
“Com a série digital Arquitetando o Futuro, damos mais um passo no reforço da ligação da Margres ao universo da arquitetura, num formato acessível, inspirador e que se coaduna com os valores da marca”, afirma Ricardo Mota, diretor de marketing da empresa.
“Depois do Margres Architecture Award e da Margres Architecture Conference, sentimos que era o momento certo para termos uma plataforma contínua de diálogo, no digital, onde os projetos, os protagonistas e as ideias pudessem contribuir para o debate sobre a arquitetura.”
A estreia da série coincide com a preparação para mais uma edição do Margres Architecture Award, prémio criado pela marca para distinguir práticas inovadoras na arquitetura, cuja cerimónia de entrega terá lugar em outubro. “Arquitetando o Futuro” ajudará também a amplificar o alcance deste prémio, reforçando a Margres como uma das marcas que mais aposta numa relação consistente e relevante com este setor.
O primeiro episódio da série marca o início de um percurso que pretende envolver, questionar e aproximar. Ao longo dos quatro episódios previstos para esta primeira temporada, a série irá cruzar histórias, estilos e formas de olhar para a arquitetura como ferramenta de transformação.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.