Newsletter
Pesquisa
A Corticeira Amorim e a experimentadesign apresentaram, esta quarta-feira, numa conferência de imprensa que decorreu em Lisboa, um novo projeto em comum, que se segue ao MATERIA, desenvolvido em 2011, e ao Metamorphosis, relativo a 2013. Porém, desta vez o foco da investigação é colocado nos temas ligados à sustentabilidade, às alterações climáticas e à paisagem dinâmica das cidades do século XXI.
É nesse âmbito que surge o programa City Cortex – o qual pretende investigar a interseção entre os contextos urbanos contemporâneos e a cortiça, enquanto um dos materiais mais versáteis e sustentáveis presentes na natureza. Este trata-se de um projeto que tem como palco a cidade de Nova Iorque, contando com o envolvimento dos arquitetos Diller Scofidio + Renfro, Gabriel Calatrava e Leong Leong, bem como dos designers Philippe Starck e Sagmeister & Walsh.
Com o contributo destes artistas, serão criadas peças de teor original para o espaço urbano da cidade de Nova Iorque, com base na ideia de que a cidade se trata de um sistema vivo e dinâmico, tal e qual como um organismo biológico. Simultaneamente, são colocados em destaque alguns dos principais desafios deste século – em que temas como a mobilidade, a segurança, o conforto, a proteção, a sustentabilidade e a gestão de matérias-primas se configuram como centrais.
O programa City Cortex pretende ainda desenvolver uma pesquisa histórica em torno da utilização de cortiça nos Estados Unidos da América ao longo dos séculos XX e XXI. Esta dimensão de investigação deverá também ter em conta os laços comerciais estabelecidos entre aquele país e Portugal. Note-se que os resultados deste programa serão apresentados em 2020.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.