Newsletter
Pesquisa
Faça parte do futuro do Imagens de Marca
O rigor, a relevância e a criatividade estão
presentes nos conteúdos que disponibilizamos sem restrições, porque o
jornalismo é um veículo fundamental para a economia do país.
Apoie a missão de empoderamento das marcas,
das empresas e das pessoas: faça parte da nossa comunidade.
100 milhões de reais, ou seja, cerca de 19,4 milhões de euros. É este o valor da multa imputada à Apple por um tribunal brasileiro devido à venda de iPhones sem carregador incluído.
O processo foi instaurado pela Associação Brasileira dos Mutuários, Consumidores e Contribuintes (ABMCC), que acusa a Apple de práticas abusivas. Agora, de acordo com um juiz de São Paulo, todos os telemóveis da marca vendidos em território brasileiro deverão ser acompanhados por um carregador.
“É evidente que, sob a justificação de uma ‘iniciativa verde’, o acusado impõe ao consumidor a compra obrigatória de adaptadores para carregamento que anteriormente eram fornecidos juntamente com o produto”, pode ler-se no documento onde está exposta a decisão do tribunal.
Além da multa, a condenação também exige que a empresa entregue carregadores a todos os clientes que compraram os smartphones após o dia 13 de outubro de 2020. Recorde-se que foi nesta altura que a Apple deixou de incluir o adaptador de carregador de energia em todos os seus iPhones por uma questão de sustentabilidade ambiental.
De acordo com a Reuters, a marca da maçã já fez saber que vai recorrer da decisão.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.