Apple mantém liderança no ranking das marcas mais valiosas do mundo

Pesquisa

Best Global Brands 2025
Apple mantém liderança no ranking das marcas mais valiosas do mundo
21 de Outubro de 2025
Apple mantém liderança no ranking das marcas mais valiosas do mundo
Apple mantém liderança no ranking das marcas mais valiosas do mundo
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Apple mantém liderança no ranking das marcas mais valiosas do mundo
Em destaque
00 Artigo - Lateral texto00 Artigo - Lateral texto
Continuar a ler depois do destaque
Em destaque
00 Artigo - Horizontal topo texto00 Artigo - Horizontal topo texto

Pelo 13.º ano consecutivo, a Apple voltou a conquistar o primeiro lugar no ranking das marcas mais valiosas do mundo, de acordo com o relatório Best Global Brands 2025 da consultora Interbrand.


A avaliação da marca da gigante tecnológica está estimada em 470,9 mil milhões de dólares (cerca de 436 mil milhões de euros), apesar de uma ligeira queda de 4% face a 2024.


A lista da Interbrand, que analisa as 100 marcas mais valiosas globalmente com base no desempenho financeiro, peso da marca nas decisões de compra e competitividade global, mantém a Apple à frente da Microsoft, avaliada em 388,5 mil milhões de dólares (360 mil milhões de euros), que registou um crescimento de 10%.


Completam o top cinco a Amazon (319,9 mil milhões de dólares / 296 mil milhões de euros), Google (317,1 mil milhões de dólares / 294 mil milhões de euros) e Samsung (90,5 mil milhões de dólares / 84 mil milhões de euros).


O valor combinado das 100 marcas do ranking aumentou 4,4% em relação a 2024, totalizando 3,6 biliões de dólares (3,3 biliões de euros). Entre as surpresas da edição de 2025 destaca-se a Nvidia, que registou um crescimento de 116%, passando para 43,2 mil milhões de dólares (cerca de 40 mil milhões de euros) e subindo do 36.º para o 15.º lugar — a maior subida de sempre desde o início do ranking.


Em declarações incluídas no relatório, Greg Silverman, diretor global de Brand Economics da Interbrand, comentou: “O marketing de produto excecional da Nvidia e o domínio completo do seu ecossistema impulsionaram a sua ascensão meteórica. No entanto, a emergência de um agente de mudança no mercado pode comprometer esta marca se não houver investimento em storytelling de marca a longo prazo. Tem escala, mas isso não é uma estratégia de marca”.


O relatório evidencia também o impacto das plataformas digitais e da inteligência artificial. Segundo Gonzalo Brujó, CEO global da Interbrand: “Os serviços digitais e a ascensão da inteligência artificial estão a criar vencedores mais rapidamente do que nunca. As marcas que inovam, constroem relevância cultural e investem em estratégias de longo prazo estão a ganhar. As que dependem apenas do legado estão a enfrentar desafios ao crescimento”.


A edição de 2025 contou com 12 novas entradas no ranking, incluindo Booking.com (32.º lugar), Uniqlo (47.º), Monster (70.º), John Deere (88.º) e Shopify (99.º). Sobre a Shopify, a Interbrand destacou que: “A entrada da Shopify exemplifica a ascensão imparável do empreendedorismo digital e a democratização do comércio para pequenas empresas globalmente”.


O setor digital e de entretenimento registou alguns dos maiores aumentos do ano. O Instagram entrou pela primeira vez no top 10, crescendo 27%, enquanto o YouTube aumentou 61%, subindo para o 13.º lugar, e a Netflix cresceu 42%, passando para a 28.ª posição.


Por outro lado, algumas marcas de luxo e retalho apresentaram quedas. A Nike caiu para o 23.º lugar, com uma desvalorização de 26%, e a Tesla desceu para o 25.º lugar, depois de uma redução de 35% no valor da marca.


O relatório Best Global Brands da Interbrand oferece uma análise detalhada da evolução e valorização das marcas globalmente, reforçando a importância da inovação, relevância cultural e estratégia de longo prazo para manter e aumentar o valor de uma marca num contexto cada vez mais competitivo e digital.

Em destaque
01 Artigo - Horizontal Final do artigo01 Artigo - Horizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

Apple mantém liderança no ranking das marcas mais valiosas do mundo

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Apple mantém liderança no ranking das marcas mais valiosas do mundo

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile