Newsletter
Pesquisa
O podcast integra-se numa estratégia de comunicação 360 da APICCAPS, que já incluiu uma revista e um programa de televisão/documentário.
A Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos (APICCAPS) acaba de lançar o podcast “Please, Take Off Your Shoes” – uma iniciativa que se propõe a discutir o presente e projetar o futuro da moda e da indústria portuguesa, reunindo algumas das vozes mais influentes do setor.
Cada episódio começa com a história pessoal de um par de sapatos marcante para o convidado, servindo de ponto de partida para debates sobre herança, transformação e futuro do setor. Cláudia Pinto, do departamento de comunicação da APICCAPS, explica ao Imagens de Marca: “A APICCAPS tem vindo a trabalhar a comunicação de forma 360. Depois de uma revista e de um programa de televisão/documentário, achámos que era altura de acrescentar mais um elemento à nossa estratégia de comunicação”.
O podcast conta com a participação de designers, consultores e profissionais de referência, incluindo Luís Onofre, Eduarda Abbondanza, Dino Alves e Isabel Abreu. Sobre a escolha dos convidados, Cláudia acrescenta: “Procuramos essencialmente vozes influentes na moda nacional e encontrar não só a sua ligação ao sapato enquanto objeto, mas também explorar as suas visões sobre a indústria, num balanço entre técnica, estética, teoria e prática”.
O objetivo do podcast vai além de comunicar, tendo como objetivo criar uma plataforma de reflexão e inspiração para profissionais e apaixonados pela moda. “Procuramos ouvir, refletir e discutir o panorama atual da indústria ao mesmo tempo que preparamos e projetamos o futuro”, reforça Cláudia, sublinhando ainda que o projeto permite perceber melhor “que oportunidades existem para Portugal neste novo cenário global e que papel a nossa indústria pode ter a nível internacional”.
De recordar que, tal como a APICCAPS tinha divulgado, a indústria portuguesa de calçado mantém uma forte presença global. No primeiro semestre de 2025, foram exportados 36 milhões de pares, no valor de 843 milhões de euros, com crescimento tanto em quantidade (5,4%) como em valor (3,7%) face ao período anterior.
Portugal tem ganho quota face a grandes produtores internacionais, mesmo num ano em que mercados como China, México, Turquia, Itália e Espanha registaram quedas. Alemanha e França destacam-se como os principais destinos das exportações, enquanto os Países Baixos apresentam ligeira retração.
Cláudia Pinto reforça o compromisso da APICCAPS com a projeção internacional do setor: “Acreditamos que tudo o que fazemos tem como objetivo promover Portugal, a indústria de calçado e moda portuguesa internacionalmente. Neste caso em particular, mantemos o nosso compromisso com a criatividade, cultura e inovação da indústria e procuramos perceber que papel está reservado à indústria da moda num contexto internacional tão exigente”.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.