Apenas 9% dos consumidores planeiam comprar um imóvel nos próximos 12 meses

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Apenas 9% dos consumidores planeiam comprar um imóvel nos próximos 12 meses
7 de Julho de 2025
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Num momento em que o acesso à habitação continua a ser uma das principais preocupações dos portugueses, a Escolha do Consumidor preparou um estudo que analisa as preferências, intenções e dificuldades dos consumidores no setor imobiliário.


A maioria dos inquiridos neste estudo valoriza a estabilidade da casa própria, embora enfrente desafios significativos, como os preços elevados, a dificuldade em obter crédito e a incerteza económica.


A habitação própria é uma realidade para 70% da população, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE). Contudo, o estudo realizado pela Escolha do Consumidor mostra que 43% já têm a casa totalmente paga e 26% continuam a pagar o respetivo financiamento. Por outro lado, o arrendamento continua a ser uma solução para 25% dos entrevistados. Já 5% vivem em imóveis cedidos por familiares ou amigos e 1% encontram-se em outra situação, nomeadamente vivem com os pais.


Grande parte dos inquiridos (52%) vivem com o(a) companheiro(a), enquanto 15% vivem sozinhos. A coabitação com pais ou outros familiares é referida por 17%, e 13% residem com filhos. Situações menos comuns incluem viver com amigos ou colegas (2%) ou partilhar casa com desconhecidos (1%), como no caso do arrendamento de quartos.


Dos participantes que não possuem casa própria (31%), somente 9% planeiam comprar um imóvel nos próximos 12 meses e 18% apontam fazê-lo num horizonte de um a três anos. No entanto, 33% revelam vontade de comprar, mas ainda não definiram um prazo específico. Já 40% não têm, de momento, intenção de adquirir nenhum tipo de habitação.


Os maiores entraves à compra de habitação continuam a ser os preços elevados dos imóveis (28%) e a falta de dinheiro para a entrada (19%). Taxas de juro elevadas (17%) e a insegurança económica (15%) também influenciam negativamente a decisão dos consumidores, tal como as dificuldades em obter crédito (12%).


Além disso, 4% indicam a falta de imóveis que correspondam às suas necessidades, 2% referem a falta de informação ou orientação e 3% apontam outras razões, como preocupações com a segurança da zona onde pretendem adquirir o imóvel, não enfrentarem dificuldades no momento ou não terem intenção de comprar já casa.

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