Newsletter
Pesquisa
A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) apresentou recentemente a sua nova campanha, que tem como foco o combate aos crimes e discurso de ódio. Denominada #respectbattles, a campanha é protagonizada por algumas figuras do hip hop português e internacional, como é o caso de Malabá, ACE, M7, Papillon e Estraca.
Idealizado pela agência criativa portuguesa CARMEN, detida pelo YoungNetwork Group, este movimento utiliza como mote as rap battles, onde são geralmente trocadas ofensas e insultos entre os participantes. Tentando, no entanto, insurgir-se contra esse mesmo ódio, esta campanha coloca os protagonistas diante de algumas vítimas, expressando palavras de respeito em vez de entoarem frases desagradáveis.
Neste movimento, cada uma das batalhas musicais retratadas foca-se num dos quatro crimes de ódio com maior expressão: religiosos, raciais, contra migrantes e refugiados e contra a comunidade LGBTi+.
Contando com os já mencionados artistas como protagonistas, este movimento foi criado com o objetivo de alertar as vítimas para este tipo de crime e de forma a chegar a todos os tipos de públicos, até mesmo aos que se encontram fora de Portugal.
“Esta causa desafiou-nos, durante o processo de desenvolvimento do conceito, a ir cada vez mais longe na concretização da criatividade e o resultado traduziu-se numa campanha universal que vai transformar o respeito e os direitos humanos na nova tendência e mostrar ao mundo a criatividade nacional”, refere Ana Luísa Paiva, chief operations officer do YoungNetwork Group.
Tratando-se de uma campanha multimeios, presente em televisão, rádio, imprensa, online e redes sociais, esta campanha irá ser veiculada em outros países além de Portugal, como é o caso do Reino Unido, Malta, Áustria, Itália e Suécia.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.