ghost image socials
image logo ebc
"Rebranding orientado para o futuro"
Aos 150 anos, Corticeira Amorim muda de imagem
10 de janeiro de 2020
Image
Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Aos 150 anos, Corticeira Amorim muda de imagem
Marco Silva
Coordenador Editorial Digital

A celebração dos 150 anos da Amorim foi o mote para a mudança de logomarca, uma renovação desenvolvida pelo Atelier Eduardo Aires, cuja abordagem quer criar uma ponte entre a dimensão patrimonial do passado e a visão de futuro da Amorim, afirma a marca em comunicado.

A nova imagem procura integrar todo o capital histórico da empresa, ao mesmo tempo que inaugura, claramente, um novo capítulo. A partir da marca mãe Amorim, aglutinadora de diversas atividades, desenvolve-se um sistema visual cuja consistência permite a sua integração e articular todo o universo do grupo.

Com o rebranding, explica Eduardo Aires, “Procurávamos uma nova imagem que fosse não apenas tradutora do enorme valor e capital da Amorim, como também produtora, desse mesmo valor. Uma imagem renovada, sintetizada, eficaz, simbólica e económica. Uma imagem capaz de honrar o passado e imaginar o futuro.”

Para além do grau de iconicidade, a proposta gráfica quer acrescentar um nível de leitura simbólica.

A escolha da cor institucional foi em grande parte determinada pelo património cromático da imagem pré-existente, com base na ideia de equilíbrio entre a conservação desse capital histórico e a conveniência de introduzir alguma demarcação, assinalando também com a cor a operação de rebranding a que a Amorim se propôs: uma imagem capaz de honrar o passado e imaginar o futuro.

A Amorim Serif é a fonte tipográfica da empresa, cumprindo por isso um papel mais institucional e representativo. Evolui a partir da forma tipográfica da identidade anterior, respeitando o seu carácter clássico e serifado. Preserva o necessário conservadorismo esperado de uma empresa histórica, reformulado à luz de critérios de adaptabilidade, legibilidade e contemporaneidade. A Amorim Sans, mais funcional, é desenhada em complementaridade, com o intuito de garantir soluções de adaptação aos diferentes suportes, formatos e exigências da comunicação das várias empresas do grupo.

Artigos Relacionados

fechar

fechar

Subscreva a nossa newsletter e receba no seu e-mail as notícias mais quentes da área.

Imagens de Marca Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.

Cristina Amaro Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.