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A celebração dos 150 anos da Amorim foi o mote para a mudança de logomarca, uma renovação desenvolvida pelo Atelier Eduardo Aires, cuja abordagem quer criar uma ponte entre a dimensão patrimonial do passado e a visão de futuro da Amorim, afirma a marca em comunicado.
A nova imagem procura integrar todo o capital histórico da empresa, ao mesmo tempo que inaugura, claramente, um novo capítulo. A partir da marca mãe Amorim, aglutinadora de diversas atividades, desenvolve-se um sistema visual cuja consistência permite a sua integração e articular todo o universo do grupo.
Com o rebranding, explica Eduardo Aires, “Procurávamos uma nova imagem que fosse não apenas tradutora do enorme valor e capital da Amorim, como também produtora, desse mesmo valor. Uma imagem renovada, sintetizada, eficaz, simbólica e económica. Uma imagem capaz de honrar o passado e imaginar o futuro.”
Para além do grau de iconicidade, a proposta gráfica quer acrescentar um nível de leitura simbólica.
A escolha da cor institucional foi em grande parte determinada pelo património cromático da imagem pré-existente, com base na ideia de equilíbrio entre a conservação desse capital histórico e a conveniência de introduzir alguma demarcação, assinalando também com a cor a operação de rebranding a que a Amorim se propôs: uma imagem capaz de honrar o passado e imaginar o futuro.
A Amorim Serif é a fonte tipográfica da empresa, cumprindo por isso um papel mais institucional e representativo. Evolui a partir da forma tipográfica da identidade anterior, respeitando o seu carácter clássico e serifado. Preserva o necessário conservadorismo esperado de uma empresa histórica, reformulado à luz de critérios de adaptabilidade, legibilidade e contemporaneidade. A Amorim Sans, mais funcional, é desenhada em complementaridade, com o intuito de garantir soluções de adaptação aos diferentes suportes, formatos e exigências da comunicação das várias empresas do grupo.
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