Newsletter
Pesquisa
A celebrar 10 anos no mercado nacional, a Futah está mais desperta para o mundo do que nunca. A marca portuguesa de toalhas de praia quer levar a sua criatividade, inovação e inspiração além-fronteiras, sempre com o foco na sustentabilidade. O Imagens de Marca esteve à conversa com Ricardo Ramos, cofundador da Futah.
Numa viagem ao passado, que comemora também os desafios e oportunidades do futuro, a Futah estabelece um slogan que vem complementar a assinatura “It´s Our Nature”. Assim, “It´s Our Origin” destaca um subcapítulo que pretende ser uma ode à história que espelha a essência desta marca portuguesa nascida da vontade de tornar trendy as toalhas de praia.
“Acho que falo pelos três se disser que sempre imaginámos a Futah como uma grande marca, capaz de durar ao longo dos anos e com um potencial de crescimento enorme. Na altura, sabíamos que a toalha de praia era um mercado praticamente inexplorado e esse foi o “gancho” que nos posicionou logo como uma marca líder em Portugal. Era um produto menosprezado pela maioria das pessoas e que, um pouco graças a nós, é agora visto como um acessório de moda tão importante como o fato de banho”, explica Ricardo Ramos, cofundador da Futah, ao IM.
A nova coleção de verão conta com designs inspirados nos contornos do deserto e evoca tons quentes e ricos do Saara para homenagear a cultura local dando a cada criação o nome de um povo nómada da região. Numa viagem ao Norte de África, o dromedário escondido no “h” do logótipo é celebrado.
Mas a Futah assume-se como uma “marca atenta” e quis ir mais longe ao colaborar com a Associação Natureza Portugal e a WWF através do lançamento de quatro modelos de edição limitada que revertem para a proteção da Natureza.
Atenta às questões da sustentabilidade, a Futah acredita que as marcas têm o poder de mudar o mundo através das suas ações.
“Porque sabemos que as nossas toalhas duram uma década, de 26 a 30 de junho, as pessoas podem trocar a toalha antiga por uma nova com 20% de desconto (apenas nas lojas físicas), que nós enviamos a que deixarem para São Tomé. As toalhas serão doadas à instituição SOMA (Surfistas Orgulhosas na Mulher d’África), uma associação sem fins lucrativos, com cariz social e que promove o surf nas jovens são-tomenses”, acrescenta o responsável da Futah.
Aos 10 anos, a marca quer usar a sua voz e alcance para passar uma mensagem que vai além do puramente comercial.
“Fazemos por ter credibilidade para ganhar a confiança das pessoas, e tentamos ser constantemente inovadores. Desde o início que a nossa maior preocupação é a nossa marca, os valores que transmite e a forma como se posiciona. Sempre tivemos o desafio de ser uma equipa pequena, e penso que isso é um dos nossos fatores de sucesso. Sermos poucos permite-nos adaptar mais facilmente às circunstâncias, mesmo em tempos estranhos e difíceis como foram a pandemia de quem já ninguém quer falar”, acrescenta Ricardo Ramos.
Compostas por fibras de algodão 100% naturais e cuidadosamente selecionadas, as toalhas da Futah tornaram-se um “must have” do verão, assim como os ponchos, produzidos com a mesma tecelagem artesanal.
“Os nossos fornecedores são certificados pelo Standard 100 by OEKO-TEX, que garante as melhores práticas da indústria têxtil. Em toda a cadeia de valor assumimos o compromisso de operar de forma ética e sustentável. As nossas toalhas só fazem sentido em praias limpas, com oceanos sem lixo e com o ambiente preservado, por isso, enquanto marca, fazemos o nosso papel no sentido de educar e transmitir os valores nos quais acreditamos”, refere o cofundador da Futah.
Com três lojas abertas o ano inteiro em Portugal, a Futah quer estender as suas toalhas a praias internacionais. Para isso aposta em sítios de passagem de turistas que ajudam a internacionalizar a marca.
“Estamos a trabalhar com agências e distribuidores a nível internacional, e continuamos à procura de pessoas que nos possam fazer crescer lá fora. Temos agências de marketing digital em países que identificámos como relevantes para a nossa marca, como é o caso de Espanha e Alemanha, e estamos a trabalhar no sentido de vender em mais países com o verão contrário ao nosso, como a Austrália e o Brasil, porque é sempre verão em algum lado do mundo”, refere Ricardo Ramos.
Em julho, a marca prepara-se para levar a sua criatividade e inovação aos Estados Unidos, no Cabana Trade Show 2023, uma feira de retalhistas em Miami.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.