Newsletter
Pesquisa
“Habitação”, “inflação” e “inteligência artificial” foram algumas das palavras candidatas a palavras do ano, em 2023, mas “professor” foi a palavra eleita.
As manifestações dos professores marcaram o panorama socioeconómico português, numa tentativa de reivindicar a valorização da profissão em centenas de protestos por todo o país. Motivo pelo qual levou a palavra “professor” a ser a escolhida com 48% dos votos.
A Palavra do Ano é uma iniciativa da Porto Editora e tem como principal objetivo sublinhar a “riqueza lexical e o dinamismo criativo da língua portuguesa, património vivo e precioso de todos os que nela se expressam”, lê-se na página oficial.
A lista de palavras candidatas resulta de um trabalho de observação e acompanhamento da realidade da língua portuguesa, através da análise de uso das palavras, tanto nos meios de comunicação e redes sociais como no registo de consultas online dos dicionários da Porto Editora, tendo em consideração também as sugestões dos portugueses através do site da Palavra do Ano.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.