"Faz tempo que não vejo um projeto surpreendente made in Portugal"

Pesquisa

Hugo Veiga, diretor criativo AKQA
"Faz tempo que não vejo um projeto surpreendente made in Portugal"
28 de Junho de 2019
"Faz tempo que não vejo um projeto surpreendente made in Portugal"
"Faz tempo que não vejo um projeto surpreendente made in Portugal"
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
"Faz tempo que não vejo um projeto surpreendente made in Portugal"
Marco Silva
Coordenador Editorial Digital
Em destaque
Pub Lateral dentro artigoPub Lateral dentro artigo
Continuar a ler depois do destaque
Em destaque
Pub dentro artigoPub dentro artigo

O português Hugo Veiga é diretor criativos da AKQA Brasil, uma agência que viu dois dos trabalhos da agência galardoados com o Grand Prix no Festival de Criatividade Cannes Lions deste ano. A Rivieira Francesa voltou a ser ocupada pela comunidade criativa que se juntou para valorizar a criatividade que fez mexer o mercado. Este ano houve menos inscrições no festival mas não é por isso que ele perde importância junto das agências e das marcas.


Falámos com o português a propósito da prestação da AKQA Brasil no Festival de Cannes.


Nesta edição a AKQA levou para casa dois Grand Prix. As campanhas que brilharam foi a curta-metragem “Bluesman” que alcançou o grande prémio na categoria de Entretenimento na sub categoria de Música.


E na categoria de Media foi a campanha que fizeram para a Nike "Graffiti Stores".

O que é que os trabalhos premiados este ano revelam sobre as tendências na industria?


Se analisarmos os projetos que mais se destacaram, Podemos ver a confirmação que ideias com propósitos sociais e culturais saem na frente em termos de relevância e impacto. Talvez a tendência que marcou esta edição é o pensamento hacker e ousadia de marcas para ultrapassar determinadas barreiras políticas ou até mesmo legais.

Os dois grandes prémios da AKQA reflectem temas atuais assim como tendências, esta será a forma para ganhar o Grand Prix? O que é que estes prémios significam para vocês?

Estar a par das conversas mais importantes do momento e inserir a marca de uma forma pertinente eleva o potencial dos resultados. No entanto, na AKQA, cada projeto é um projeto e nunca seguimos formulas ou guidelines. O foco é em ideias poderosas que nunca foram feitas. Estas podem ser de entretenimento, ou que buscam impacto social ou cultural na sociedade. A conquista de dois Grand Prix com dois projetos diferentes prova para nós mesmo que estamos no caminho certo.

Como olhou para a prestação portuguesa?

Não conheço as peças que foram submetidas e por isso, não posso opinar em profundidade. Podemos achar várias desculpas para este mau resultado, mas a verdade é que faz tempo que não vejo um projeto verdadeiramente inovador ou surpreendente made in Portugal.

Que campanhas gostaria de ter assinado das que chegaram a Grand Prix, ou não?

O Projeto da Volvo E.V.A. foi um dos melhores do ano. Pela sua inovação e generosidade.

Um Leão de Cannes no portefólio de Cannes ainda tem a importância que tinha? Porque considera que este ano houve menos inscrições?


A diminuição de inscrições é o reflexo da reformulação do festival que só permite que cada projeto seja inscrito em 6 categorias e também pela crise económica global. No entanto, Cannes continua a ser o Festival internacional mais respeitado e , apesar dos inúmeros Leões distribuídos, não podemos esquecer que apenas 3% das peças inscritas são premiadas. O critério continua apurado e por isso deve ser valorizado.

Pub
Horizontal Final do artigoHorizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

"Faz tempo que não vejo um projeto surpreendente made in Portugal"

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

"Faz tempo que não vejo um projeto surpreendente made in Portugal"

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile