Newsletter
Pesquisa
“Figuras Públicas e Digital Influencers” é um estudo realizado pela Marktest sobre a opinião dos portugueses relativamente às figuras públicas e influenciadores nacionais.
Ana Garcia Martins, autora do blogue “A Pipoca Mais Doce”, é a personalidade de redes sociais de que os portugueses mais gostam, segundo a edição de 2025 do estudo “Figuras Públicas e Digital Influencers”, produzido pela Marktest. A influenciadora conquistou o primeiro lugar nas preferências dos inquiridos no segmento de redes sociais, com 11,5% das referências.
O pódio é completado por Madalena Abecasis e Ricardo Fazeres - este último conhecido no universo digital como RicFazeres - que ocupam, respetivamente, o segundo e o terceiro lugar.
O estudo da Marktest avalia igualmente a importância da associação de figuras públicas a campanhas publicitárias e, neste plano, Madalena Abecasis destaca-se noutro critério: o seu nome é o mais associado a campanhas publicitárias na área da “Decoração”. Já no que respeita à associação a “Puericultura”, a personalidade que lidera é Carolina Patrocínio, seguida de Rita Pereira e de Maria Botelho Moniz.
No que diz respeito às qualidades mais valorizadas pelos portugueses em figuras públicas e influenciadores para integrarem campanhas publicitárias ou de sensibilização social, a “Simpatia” e a “Honestidade” são apontadas como essenciais, sendo referidas por mais de 70% dos inquiridos. “Credibilidade”, “Sentido de humor”, “Talento” e “Competência” também se destacam, tendo sido mencionados por mais de metade dos inquiridos no estudo.
Entre as figuras públicas com maior associação a estes atributos destacam-se Cristiano Ronaldo e Manuel Luís Goucha, ambos apontados em quatro dos 13 atributos analisados, evidenciando a forte ligação emocional e de confiança que o público deposita nestas personalidades.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.