Newsletter
Pesquisa
Nota da direção editorial:
O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.
Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.
Ninguém
diria, mas foi uma cena criada por brincadeira e para consumo interno da equipa
que realizou os filmes da campanha “As embalagens que falam”, lançada pela
Sociedade Ponto Verde, em 2009.
O
refrão “ecoponto, ecoponto” acabou mesmo por ficar gravado na memória de uma
vasta audiência jovem. Foi neste target que, de acordo com
Mário Raposo, diretor de marketing da SPV na altura, a campanha se revelou mais
eficaz pela aposta numa estratégia de meios que privilegiou o cinema. É uma das
histórias que se contam no novo episódio da série Campanhas que mudaram
Portugal, em estreia no Empower Brands Channel.
Segundo
reza a história, nos finais da primeira década de 2000, aumentava a curiosidade
do consumidor sobre o que acontecia às embalagens que reciclava. A explicação
surgiu então na voz das próprias embalagens que ganharam uma personalidade e
vida através de um filme realizado com recurso à técnica de stop
motion, que acabou por se tornar numa peça de publicidade de culto
para os especialistas em animação.
Foi na arrecadação da produtora
Take it Easy que se começou a vasculhar as memórias desta campanha com Miguel
Rebelo da Silva, produtor executivo desta saga de embalagens. Longe da
publicidade há vários anos, reencontramos Gonçalo Caldeira, diretor criativo da
Euro RSCG/Havas, entre 1997 e 2017, numa das garagens de automóveis onde passa
alguns dias e horas a recuperar carros antigos. É também com ele e com o
realizador Nico Guedes que, por entre a azáfama da realização de um novo
videoclip para a cantora de jazz Maria João, se reciclam outras tantas
ideias e peripécias guardadas no passado e que ajudam a reconstruir esta nova
história. Mais um marco da comunicação da Sociedade Ponto Verde nos seus 25 anos
de atividade. A não perder no canal oficial da Empower Brands Community, no
YouTube.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.